Escola de Ribeirão Pires aplica oficina “Brincar Heurístico”

Iniciativa busca a aprendizagem sensorial despertando a curiosidade das crianças

A Escola Municipal Chico Melo, localizada no Jardim Iramaia, em Ribeirão Pires, ofereceu nessa sexta-feira, dia 18, a formação “Brincar Heurístico”, para crianças de 0 a 3 anos da Educação Infantil. A iniciativa remete à ideia de descoberta, exploração, reconexão investigativa. O educador oferece materiais pré-selecionados, com características e tipologias diferentes (madeira, metal, bambu, galhos, flores). De modo organizado e criativo, o educador intencionalmente organiza os materiais como um convite à exploração, à pesquisa de largo alcance.

Essa atividade traduz em uma aprendizagem sensorial repleta de experiências, nas quais as crianças exploram o mundo despertando a curiosidade, promovendo a descoberta, desenvolvendo a autonomia e a atenção focada, além de promover a interação entre eles.

Segundo a Orientadora Educacional, Viviane Antunes, “O tempo é único e, por essa razão, pode acontecer de alunos terem mais interesse e envolvimento com a proposta do que outro. Cabe ao educador mediar esta situação, respeitando o interesse de cada um deles”, observou.

Crianças da creche Chico Melo brincam com materiais na Oficina Brincar Heurístico
Materiais diversos utilizados durante a oficina do Brincar Heurístico