32 alunos estão sendo contemplados no curso de técnica de escrita e leitura
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires iniciou nesta quinta-feira, 18, mais uma turma do curso gratuito de Braille – Escrita e Leitura, destinado a professores da rede municipal de ensino, profissionais da educação e público em geral. As aulas serão ministradas de forma remota, com três encontros presenciais, tendo carga horária de 40 horas e certificado de conclusão. Para este segundo semestre, foram formadas duas turmas que somam 32 alunos.
O primeiro encontro foi presencial e os alunos tiveram contato com a reglete e o punção, materiais utilizados na escrita braille, escrevendo, na sequência, as letras do alfabeto. O curso será concluído em 15 de dezembro, com os alunos sendo capazes de ler e escrever, desde frases com suas respectivas pontuações, até operações matemáticas básicas.
Para a professora de Braille, Camila Lima, “é um imenso prazer iniciar mais uma turma do nosso curso de braille, disseminando assim, o conhecimento desse importante sistema de escrita e leitura”, observou.
“É gratificante perceber a grande empolgação dos alunos e o seu interesse em aprender algo totalmente novo a eles, como o braille!”, relatou José Nilton, também professor do curso.
A Secretaria de Educação e Cultura também conta com um curso destinado para pessoas com deficiência visual. Atualmente estão matriculados no curso seis alunos.