Objetivo é aumentar o reflorestamento e a recomposição da mata nativa; Prefeitura também oferece desconto no IPTU
Dados da ONG SOS Mata Atlântica mostram que apenas 12,4% da floresta original ainda está de pé no Brasil. Por essa razão, a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires tem incentivado o plantio de áreas verdes nas propriedades particulares. Em contrapartida, o município oferece desconto no IPTU como forma de incentivar o reflorestamento e/ou a recuperação dos níveis ambientais.
Segundo o biólogo Renato Abbade Silva, a preservação da vegetação nativa tem um valor imensurável. “Contribui com a diminuição da poluição, aumenta a umidade e a qualidade do ar. Também ajuda na manutenção dos fragmentos de mata atlântica, fonte de alimento e o habitat dos animais, além de contribuir com a qualidade das águas”, observa.
Ribeirão Pires tem 100% da sua área em uma região de Proteção e Manutenção de Mananciais, por esse motivo, a preservação é vista como fundamental para cidade. De acordo com a Plataforma “Aqui tem mata?”, a Estância possui 2.459 hectares de mata atlântica preservada.
IPTU Verde – Ribeirão Pires oferece desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para munícipes que tenham área verde dentro de seus terrenos. Não há um tamanho mínimo estipulado, porém, é levado em consideração a parte florestada exigida na certidão de uso do solo do imóvel. Além disso, os benefícios abatem a partir de 20% no valor.