Evento segue até o fim de agosto com mais de 100 atrações culturais, novidades gastronômicas e edição em formato urbano
O Festival do Chocolate 2025 chega ao seu terceiro fim de semana com shows da Banda Sinfônica da EMARP, Lorena Alexandre e Marcio Gomes. Em formato urbano e descentralizado, o evento se espalha por diferentes pontos do centro da cidade, como o Paço Municipal, a Vila do Doce e o Memorial Santo Antônio, reunindo música, teatro, dança, gastronomia e solidariedade.
O terceiro fim de semana do festival terá agenda diversificada. Na sexta-feira (22), o Choco Paço recebe a Banda Sinfônica da EMARP e o Coral Meraki, enquanto no Memorial Santo Antônio o destaque é o jazz. No sábado (23), a atração principal é o tributo a Marília Mendonça, com Lorena Alexandre, além de shows no Vila do Doce e atrações de rua. Já no domingo (24), o público poderá acompanhar “Beatles para Crianças”, o cortejo da Banda Lira de Mauá e o show de Márcio Gomes.
As crianças também têm programação garantida, além das apresentações infantis, como “Beatles para Crianças”, o evento oferece uma área kids com parque de diversões no Paço Municipal e opções gastronômicas voltadas especialmente ao público infantil.
Entre os estilos musicias contemplados estão jazz, samba, MPB, forró, rock e flashback, além de teatro, dança e intervenções artísticas. O público pode acompanhar ainda cortejos musicais com a Banda Lira de Mauá e a Banda Marcial de Poá, que percorrem as ruas do centro levando música e integração ao espaço urbano.
Com entrada solidária (doação de 1kg de alimento ou ração, sem caráter obrigatório), a festa se consolida como um dos maiores eventos culturais e turísticos do Estado. Ao todo, 128 estabelecimentos participam do festival, sendo 73 voltados à culinária, 28 de artesanato e 27 do comércio geral.
Além da gastronomia criativa, a programação cultural soma mais de 100 atrações distribuídas em três palcos principais. O Choco Paço, no Paço Municipal, recebe grandes shows nacionais e apresentações infantis; o Palco Santo Antônio dá espaço a artistas locais e escolas de música; e o Palco Vila do Doce concentra o maior número de apresentações, com destaque para os tradicionais flashbacks de domingo.
A sustentabilidade também é uma marca desta edição. A coleta seletiva conta com o apoio da CooperPires, que atua na triagem dos resíduos, reforçando a importância da consciência ambiental em grandes eventos.
Confira a programação:
- 22/08 Sexta-feira
- Palco ChocoPaço
- 20h – Banda Sinfônica da Emarp e Coral Meraki – Concerto Especial Pop
- Palco Memorial Santo Antônio
- 19h – Marcelino Bossa in Jazz
- Palco Vila do Doce
- 20h – Gabriel Buscarioli
- 23/08 Sábado
- Palco ChocoPaço
- 14h – Núcleo de Dança Karen Kihara
- 14h30 – GR RP
- 15h – Studio Art GR
- 15h30 – Oficina do Corpo/SEJEL/Toth e Toth Kids
- 20h – Lorena Alexandre – Tributo Marília Mendonça
- Palco Memorial Santo Antônio
- 15h – Quarteto Jacarandá
- 17h – João Cristal
- 19h – Madrigal Encanto
- Palco Vila do Doce
- 14h – Studio 80
- 16h – Burnz
- 18h – Nathalia Corte – Tributo à Cássia Eller
- 20h – Nestor Marangoni – Tributo ao Rei do Soul
- Atrações de Rua
- 15h – Luiza Resende
- 16h – Estátuas Vivas
- 17h – Elias Saxofone Itinerante
- 17h – Luiz Fernando Acordeon
- 24/08 Domingo
- Palco ChocoPaço
- 15h – Beatles para Crianças
- 16h – CORTEJO PELA RUA | Banda Lira de Mauá
- 20h – Márcio Gomes
- Palco Memorial Santo Antônio
- 15h – Siderais
- 17h – Os Senhores
- 19h – VRocks
- Palco Vila do Doce
- 14h – Flash Back
- 15h – Flash Back
- 16h – Flash Back
- 18h – Rock in Volks
- 20h – Nó na Pedra
- Atrações de Rua
- 14h – Intervenção Músical EMARP
- 15h – Palhaçaria ABC
- 15h – Circo Liporoni
- 16h – Parada Banda Lira
- 16h – Estátuas Vivas
| Texto por: Ryan Hanada

FOTO: Gabriel Mazzo/PMETRP