
Atividade do programa Viagem Literária reuniu estudantes da E.M. Eng. Carlos Rohm na Biblioteca Olavo Bilac
Na última quarta-feira (6), a Biblioteca Municipal Olavo Bilac, localizada no Complexo Ayrton Senna, foi palco de uma manhã e tarde de encantamento com a apresentação do grupo Pé de Ciranda, como parte da programação do Viagem Literária — iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).
A atividade reuniu alunos da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, que participaram das sessões às 9h e às 14h, repletas de música, contos populares, cantigas e cirandas. A proposta do grupo é envolver crianças, jovens, adultos e idosos em uma grande roda de histórias cantadas, despertando o imaginário e valorizando nossas raízes culturais e ancestrais.
Acompanhando de perto a atividade, a secretária de Cultura, Débora Moura, ressaltou a importância de levar experiências como essa às escolas e espaços públicos de leitura: “Foi emocionante ver as crianças participando com tanta alegria e curiosidade. Momentos como esse mostram o quanto a cultura transforma, ensina e cria conexões afetivas que marcam para a vida toda. É uma honra para Ribeirão Pires fazer parte do Viagem Literária.”
A Cia. Pé de Ciranda, criada há mais de 12 anos na cidade de Penápolis (SP), vem se destacando no cenário artístico com um trabalho que une contação de histórias, musicalidade, palhaçaria, intervenção artística e formação cultural, sempre com foco na oralidade e no cancioneiro popular brasileiro.
Entre os pequenos participantes, a aluna Isabela Ferreira, do 4º ano, saiu encantada. “Foi muito divertido e diferente. Eu aprendi que as histórias podem ser contadas com música e que a gente também pode participar cantando e dançando!”
A edição 2025 do Viagem Literária tem como destaque a literatura afro-brasileira, promovendo reflexões sobre identidade, diversidade e o fortalecimento das bibliotecas como espaços culturais vivos e acessíveis. Ribeirão Pires foi uma das cidades contempladas nesta edição.