Reuniões buscam instruir e tirar dúvidas dos fazedores de cultura do município
Ribeirão Pires dará início, em agosto, ao ciclo de encontros referentes à PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, referente ao ano de 2025. As reuniões buscam dar visibilidade sobre o projeto aos fazedores de cultura do município e tirar dúvidas a respeito das etapas do processo.
Os encontros seguirão o seguinte cronograma:
04/08 – 19h: Abertura no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro;
06/08 – 19h: Ciclos de escuta no CEU da Quarta Divisão;
13/08 – 19h: Ciclos de escuta no Jardim Caçula;
20/08 – 19h: Audiência Final, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.
Os recursos da Política Nacional Aldir Blanc podem ser direcionados a editais de fomento ou realização de ações diretas pelos entes federativos, como festejos e festas populares, aquisição de bens culturais, construção e manutenção de espaços culturais, entre outras possibilidades e atividades destinadas a fomentar a cultura local.
Debora Mussi, uma das selecionadas no projeto em 2024, contou mais sobre a experiência. “Para mim, ser contemplada pela lei Aldir Blanc foi uma grande oportunidade. Trabalho com pintura e mandalas há 7 anos e, com a inserção no projeto, ganhei mais força para continuar com meu trabalho tendo maior visibilidade e mais experiência para trabalhar. Assim como o contato com as pessoas participantes do curso foi muito bacana”.
PNAB – A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura prevê repasse, até 2027, de R$15 bilhões provenientes do Fundo Nacional de Cultura estados, municípios e Distrito Federal para investimento em ações e projetos culturais em todo o território nacional, conforme Decreto nº 11.740/2023, que regulamenta a Lei nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc.
