Sustentabilidade segue como destaque no Festival do Chocolate – 20 anos de Ribeirão Pires

Edição comemorativa do tradicional evento reforça compromisso ambiental com ações de reciclagem, educação ecológica e parceria com cooperativa local

O Festival do Chocolate de Ribeirão Pires – 20 Anos, que ocorre de 8 a 31 de agosto de 2025, traz a sustentabilidade como protagonista. Localizada em uma área de proteção de mananciais, a cidade transforma o cuidado ambiental em marca registrada da festa que movimenta cultura, economia e consciência ecológica.

Neste ano, o festival contará com um ponto fixo para descarte de recicláveis e eletrônicos localizado na praça Vitória Ballarine Prisco, entre as ruas Fioravante Zampol e a Stella Bruna Cecchi Nardelli, além de diversas estações espalhadas pelo Centro da cidade para o correto descarte de resíduos. A iniciativa será realizada em parceria com a CooperPires, cooperativa de reciclagem que atua há anos na cidade, promovendo inclusão social e redução de impactos ambientais.

“O compromisso ambiental do evento é reforçado pela localização de Ribeirão Pires: a cidade está inteiramente inserida em uma área de proteção e recuperação de mananciais, com mais de 70% do território coberto por vegetação nativa. Essa condição exige políticas públicas e eventos alinhados à conservação da natureza”, explicou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação Temistocles Cristofaro.

Em 2024, foram mais de 1,5 tonelada de materiais reciclados durante o festival. Para 2025, a expectativa é superar essa marca, impulsionada por campanhas educativas e pelo maior número de pontos de coleta.

Além da logística ambiental, a proposta do evento também está conectada com a economia circular. Materiais coletados serão processados pela CooperPires, gerando renda para famílias envolvidas na triagem e contribuindo com a gestão de resíduos sólidos do município.

“Cultura, economia e meio ambiente caminham juntos. E, ao completar 20 anos, queremos que o Festival do Chocolate seja lembrado também como um modelo de responsabilidade ecológica”, afirmou o prefeito Guto Volpi. Com expectativa de atrair milhares de visitantes e injetar R$ 10 milhões na economia local, o festival reafirma seu papel como motor cultural e social da cidade

A entrada do evento continuará solidária, com a doação voluntária de 1 kg de alimento ou ração, fortalecendo o caráter comunitário do festival. Parte dos alimentos arrecadados será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto as rações atenderão a protetores de animais.

| Texto por: Ryan Hanada

Em 2024, mais de 1,5 tonelada de materiais foram reciclados pela Cooperpires durante o Festival do Chocolate
FOTO: Gabriel Mazzo/PMETRP