Sistema eletrônico reforça segurança nas escolas municipais de Ribeirão Pires

As 33 unidades da rede receberam aplicativo para acionar, em casos de emergência, forças policiais da cidade

A Prefeitura de Ribeirão Pires segue com ações de reforço ao aprendizado e à garantia do bem-estar de estudantes de toda a rede municipal. Como forma de intensificar a segurança nas 33 unidades de ensino, as secretarias de Educação e Cultura e de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil integraram as escolas a sistema que permite, com apenas um clique, o acionamento de forças policiais no município.

Com uso de aplicativo, com poucos cliques, os gestores das unidades de ensino podem acionar a GCM (Guarda Civil Municipal), caso haja alguma ocorrência grave dentro de uma unidade escolar. A Guarda, então, poderá enviar o chamado para a PM (Polícia Militar) e também para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) caso necessite.

O objetivo é prestar pronta resposta em alguma situação dentro dos colégios. Conforme a comandante da GCM de Ribeirão Pires, Neide de Souza, o sistema servirá para que a Guarda e a Polícia Militar sejam acionados rapidamente para chegar à escola no menor espaço de tempo possível.

“A gente espera que esse aplicativo nunca precise ser acionado, mas se caso isso ocorrer a GCM estará pronto para atender qualquer ocorrência. Em certas ocasiões, o tempo de resposta é crucial para impedir ações de violência, por exemplo. Acreditamos que esse aplicativo é importante para a segurança de alunos, de professores e demais profissionais que atuam nas escolas”, declarou a comandante Neide.

Além do aplicativo exclusivo para as escolas, a Prefeitura segue ampliando o sistema de videomonitoramento 24 horas da cidade, com a instalação de totens de segurança e equipamentos em pontos estratégicos do município. Unidades de ensino receberão, futuramente, os totens, que passam a integrar o programa Escudo Digital.