1ª Entoada Nordestina celebra tradições e reúne 44 mil pessoas

Universo cultural nordestino tomou conta do Complexo Ayrton Senna durante os três dias de festejo com atrações para toda a família

Com homenagens, música, teatro, dança e culinária típica, todas ligadas ao universo cultural do nordeste, a 1ª edição da Entoada Nordestina de Ribeirão Pires, além de celebrar tradições, reuniu, nos três dias de evento, mais de 44 mil pessoas. O evento, que também marcou as comemorações do 69º aniversário da Estância, foi destino para a família Oliveira, que veio da cidade vizinha, Mauá, para curtir o festejo.

“É um momento bem legal para a cidade, que possui um forte viés cultural e nordestino. Tudo isso está enraizado em nossas vidas cada um de nós possui um pezinho no nordeste”, comentaram Fernando Alves de Oliveira e Caroline Fernanda de Oliveira, pais, que curtiram o festejo com os filhos Nícolas Alessandro de Oliveira, de 10 anos, e Mariane Inês de Oliveira, 6.

Durante os três dias de festejo, o show não parou. As dezenas de atrações que ditaram a toada do festejo foram divididas em quatro palcos montados estrategicamente no Complexo Ayrton Senna, formando um circuito de arte. Os espaços foram tomados por apresentações de 17 artistas regionais, que levaram dança, oficinas, artesanato e teatro, além de receber os shows de nomes consagrados, como o Trio Virgulino, Circuladô de Fulô, Rodrigo Régis & Tata Alves, Rastapé, e o cantor e compositor Frank Aguiar, que cantou seus sucessos e recebeu o título de cidadão ribeirãopirense no último dia do festejo.

“Eu tenho um carinho especial por Ribeirão Pires e preparei um show especial com um forrozão das antigas. E não vou perder a oportunidade de trazer umas novas canções também”, disse Frank Aguiar, que manteve sua promessa e agitou o público presente em seu show. “Essa entoada é uma maravilha, pois ela resgata a identidade do povo brasileiro. Eu parabenizo todos os envolvidos pela execução desse lindo projeto e espero que eu possa retornar aqui outras vezes”, brincou.

O prefeito Guto Volpi celebrou o sucesso da 1ª edição da entoada e projetou o futuro. “Ribeirão Pires é ímpar e esse festejo volta a potencializar a cultura de nossa cidade em sua totalidade. O público aqui presente é a prova disso. Para este ano, já contamos com um repleto calendário de celebrações, com a retomada do nosso tão querido Festival do Chocolate e a 2ª Edição da Feira Literária (FLIRP), que reuniu, em 2022, mais de 18 mil pessoas em celebração à obra de Oswald de Andrade, que foi morador aqui da Estância”, concluiu.

A Entoada Nordestina foi uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Cultura (SECULT), e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL).