Telefone: (11) 4828-9800

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h

Setembro Amarelo: Saúde esclarece riscos associados ao comportamento suicida 

Aspectos sociais, mentais, psicológicos e condição de saúde limitante são os fatores que aumentam as possibilidades

O mês de setembro na saúde é dedicado especialmente à prevenção e combate ao suicídio. Com o intuito de promover maior acesso a informações e conhecimento à população, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires esclarece os aspectos de risco que são associados ao comportamento suicida, e eles estão ligados a problemas sociais, mentais, psicológicos e condição de saúde limitante. 

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, os problemas sociais dizem respeito ao isolamento da pessoa; condição de empregabilidade; idade (entre 15 e 30 anos) e gênero, masculino. 

Já condições mentais estão ligadas a doenças e transtornos, como: depressão, esquizofrenia, personalidade, bipolaridade ou aspectos relacionados ao uso de álcool e drogas. Quando se fala em condições psicológicas, trata-se de perdas recentes, ter sofrido abuso físico ou sexual na infância, desesperança ou pouca resiliência.

Por fim, as condições de saúde limitante estão associadas às pessoas que possuem doenças neurológicas, trauma medular, tumores malignos, AIDS ou doenças orgânicas incapacitantes. 

As pessoas que precisarem de atendimentos psicológicos gratuitos em Ribeirão Pires podem procurar uma das Unidades dos CAPS da cidade. 

CAPS AD – Álcool e Drogas

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Rua Domingos Benzenuto, 12 – Centro

Telefone: (11) 4827-4509

Centro de Apoio Psicossocial Infantil

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Avenida Fortuna, 320 – Centro

Telefone: (11) 4828-1511

Centro de Apoio Psicossocial II – Adulto

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Rua Afonso Zampol, 41 – Centro

Telefone: (11) 4824-3025

FOTO: Aspectos sociais, mentais, psicológicos e condição de saúde limitante são os fatores que aumentam as possibilidades da pessoa desenvolver comportamentos suicida