A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis) e em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promove, no dia 25 de julho, a partir das 19 horas, no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro (localizado à Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Vila Albertina), o evento “Somos negras, somos indígenas, somos Tereza de Benguela”, em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Além da exibição do filme “Uma Rainha Negra no Pantanal – Tereza de Benguela”, o evento contará com roda de conversa com mulheres negras e indígenas sobre saúde, educação e esporte; apresentação de mulheres na Capoeira com o Grupo Berimbras e intervenções culturais. A atividade também tem o apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial.

Histórico – O dia 25 de julho marca o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. No Brasil, a data também homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas.