Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Sapis divulga balanço anual do Centros de Referência de Assistência Social

Ribeirão Pires possui quatro unidades, sendo elas no Centro, Ouro Fino, Jardim Caçula e Quarta Divisão

Cerca de 7.000 atendimentos foram prestados pelas quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Centro, Ouro Fino, Jardim Caçula e Quarta Divisão, vinculados à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), em Ribeirão Pires, durante o ano passado, de acordo com o Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (SNAS) do Governo Federal. Porta de entrada da Assistência Social, o CRAS busca fortalecer a convivência com a família e a comunidade, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.

Outras estatísticas também marcaram o ano de 2022 nas unidades do CRAS como o encaminhamento de 443 pessoas para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – destinado às famílias com renda por pessoa igual ou inferior à ¼ do salário mínimo -, mais de 580 visitas domiciliares e 2400 famílias para inclusão e/ou atualização do Cadastro Único. Esse processo tem como objetivo evitar o cancelamento do Auxílio Brasil entre outros benefícios.

Vale ressaltar, também, que os CRAs acompanharam, neste período, 971 famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cujo objetivo é fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Ribeirão Pires possui quatro unidades, sendo elas no Centro, Ouro Fino, Jardim Caçula e Quarta Divisão
Skip to content