Ribeirão Pires zera fila de espera por castração de pets

Departamento Ambiental atingiu nesta terça-feira a marca de 2 mil operações

A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, atingiu nesta terça-feira, dia 18, a marca de 2 mil castrações. Com isso, o município acaba de zerar a fila de espera pelo procedimento. Esse resultado acontece há apenas 11 meses da primeira campanha de castração pós-pandemia

“Quando iniciamos este trabalho tínhamos essa demanda reprimida de cães e gatos. E em menos de um ano já atingimos essa marca. Isso é muito importante e nos motiva a trabalhar ainda mais pela causa”, disse a Secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo observando que esse feito é o dobro de castrações realizadas entre 2017 e 2020, período em que foram feitas mil cirurgias. “Dobramos o número e zeramos a fila em menos de um ano. Estamos muito felizes”, finalizou.

A cachorra “Sensação” foi o animal de número 2000 a passar pelo procedimento no Castramóvel que esta semana está instalado na Capela do Pilar. “É muito importante esse trabalho para não termos filhotes indesejados que poderiam ser abandonados no futuro”, declarou a tutora, Luana Maia.

Além dos animais que já possuem um tutor, as campanhas realizam o procedimento para protetores, ONGs e abrigos parceiros da prefeitura que, por sua vez, promovem a doação dos animais, já castrados e vacinados, nas tradicionais feiras que acontecem todo último sábado do mês.

Todos os animais que realizam a operação são catalogados e microchipados. Com isso, é possível realizar a identificação do animal e as informações do tutor em caso de fuga ou abandono.

Castramóvel – O equipamento municipal continua em funcionamento e recebe novas inscrições por meio do número 4824-4197, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.