Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Ribeirão Pires divulga programação sobre prevenção ao câncer de próstata

Palestras serão promovidas pela atenção Primária do Município; CAPS abordará o impacto na saúde mental, e ação externa terá como público-alvo os caminhoneiros

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires realiza a partir do dia 22 de novembro uma série de palestras nas Unidades Básicas de Saúde e da Família sobre a conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A ação faz parte da programação do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção da doença. 

A coordenadora da Atenção Primária do Município, Rosana Mattiazzo, aproveitou para destacar o papel da atenção primária na importância da conscientização da saúde do homem. “Alguns homens ainda têm receio de procurar o médico para a realização do exame de toque. No entanto, vamos trabalhar de forma informativa para que possamos conscientizar esses casos e assim quebrar este tabu”, explicou. 

O Câncer e a Saúde Mental  – Os Centros de Atenção Psicossocial de Ribeirão Pires abordarão também o tratamento, acolhimento e a saúde mental dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata. As ações acontecerão no dia 29 no CAPS AD e também no CAPS II.  

USF Ouro Fino leva conscientização para caminhoneiros – A Unidade de Saúde da Família do Ouro Fino realizará uma ação externa de prevenção ao câncer de próstata. Os profissionais da Unidade estarão na empresa Davi Caminhões nos próximos dias promovendo a palestra destinada aos funcionários da empresa. 

Câncer de Próstata – O câncer de próstata é uma doença que possui características de sinais e sintom como a vontade de urinar com frequência, dor na região lombar, dormencia nas pernas ou nos pés e que possui maior incidência em homens negros, com algum tipo de obesidade e com histórico familiar. 

Para preveni-lo, é recomendável que o homem tenha uma alimentação saudável, mantenha o peso corporal, mantenha uma frequência de atividadesg físicas, não fume e evite ingerir bebidas alcóolicas. 

No dia 22 a palestra de abertura acontece na USF Santa Luzia, às 9h. Mais tarde, às 14h, será a vez da USF Vila Sueli. Confira a programação completa:

22/11 – USF Santa Luzia – 9h

22/11 – USF Vila Sueli –  14h

23/11 – USF Jardim Guanabara – 9h30

24/11 – USF IV Divisão – 10h

25/11 – UBS Centro Alto – 10h

29/11 – UBS Centro – 10h

30/11 – USF Jardim Valentina – 8h

30/11 – USF Jardim Caçula – 10h

Em 2021, Unidades de Saúde também realizaram ações
Skip to content