Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Há quase um ano, Agente Comunitária de Saúde de Ribeirão Pires promoveu reencontro familiar

No dia do ACS, Prefeitura relembra reencontro promovido após 24 anos 

Hoje, 4 de outubro, é comemorado o dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agende de Endemias. Há quase um ano, uma história emocionante foi promovida pela ACS Marcela Maria dos Santos, que, através de seu trabalho, promoveu o reencontro do Sr. Braz Neto Cavalcanti com sua família, que vive em Frutuoso Gomes no interior do Rio Grande do Norte, depois de 24 anos. A notícia foi destaque no Especial de Natal do  telejornal “Jornal Hoje” da TV Globo. 

Atualmente, Marcela, que é ACS da Unidade de Saúde da Família do Jardim Luso, continua com a assistência ao Sr. Braz. “Hoje, prestamos toda a assistência a ele, eu particularmente o vejo quase todos os dias.  Foi realizada também as doses contra a Covid-19 e seguimos com esse trabalho de promoção à saúde”, destacou. Ela faz parte do quadro de 53 Agentes da Cidade.

Com relação ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, as ACS da Unidade se sentem orgulhosas. “Desempenhamos com muito orgulho nossa função, cumprindo as visitas e promovendo essa ligação entre a Unidade de Saúde e o paciente”, comentaram as Agentes Eliana Barbosa de Oliveira e Maria do Carmo Pavan.  Além da promoção à saúde, os ACS também atualizam os dados dos moradores no SUS, realizam a prevenção de doenças, orientações e atividades educativas, sejam domiciliares ou coletivas.  

Relembre o reencontro – Marcela estava  reunindo a documentação de Neto, como é chamado, para confecção do RG ou documentação para que o idoso recebesse o Auxílio Brasil. Para isso,  entrou em contato com o cartório de Martins-RN, cidade de nascimento de Braz, e posteriormente com o de Frutuoso Gomes-RN. Dias depois, foi localizada a certidão de nascimento de Braz Neto em Frutuoso Gomes e para a surpresa de Marcela, os parentes de Neto estavam à procura do idoso. Essa comunicação não era realizada nos últimos 24 anos.   

Por vídeo chamada, Marcela realizou o contato de Braz com sua família. Foi a oportunidade também que Lucas Fernandes, filho de Braz, tivesse o primeiro contato com o pai, após 24 anos.  A matéria completa foi destaque no Especial de Natal de 2021 Jornal Hoje. Confira: https://globoplay.globo.com/v/10161794/ 

Braz Neto Cavalcanti e a ACS Marcela Maria dos Santos
As ACS Maria do Carmo Pavan (esq) Eliana Barbosa Oliveira (Dir) e Marcela Maria dos Santos, da USF Jardim Luso
Skip to content