Educação de Ribeirão Pires celebra 69 anos da cidade valorizando a cidadania

Visitas aos pontos turísticos, piqueniques e releitura de esculturas espalhadas pela Estância fazem parte da programação

As crianças e jovens estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires entraram no clima dos festejos de aniversário da cidade, que completa, neste domingo (19), 69 anos. As 33 unidades escolares trabalham ao longo de todo o mês propostas pedagógicas lúdicas e sustentáveis que valorizam a cidadania.

Os sete mil estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), desenvolveram atividades relacionadas à história, à cultura e aos pontos turísticos do município. Na EM (Escola Municipal) Yoshihiko Narita, as professoras do berçário trabalharam com os bebês releitura tridimensional do São José de Inox, escultura do artista Lúcio Bittencourt instalada no bairro Santa Luzia, onde a unidade está situada.

“São José de Inox está perto de nossa escola e as crianças passam todos os dias por ele, mas pouco sabemos sobre a escultura. Então fizemos pesquisa e propusemos fazer essa releitura utilizando materiais recicláveis, dentro da ideia de sustentabilidade”, explicou a professora Vera Mai.

A EM Monteiro Lobato envolveu toda a comunidade escolar nas comemorações ao aniversário de Ribeirão Pires. As famílias dos estudantes da Educação Infantil prepararam toalhas de crochê para enfeitar a Praça Benedito Tadeu Alves da Fonseca, localizada na rua da escola. As crianças ajudaram a envolver as peças artesanais no tronco das árvores e a fazer o plantio de flores no espaço.

Nessa sexta-feira (17), estudantes do Fundamental – Anos Finais da E.M. Engenheiro Carlos Rohm I cantaram o hino da cidade com a participação especial de professores de música da EMARP (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires). A apresentação contou com a presença do prefeito Guto Volpi e foi transmitida ao vivo no Instagram da Prefeitura.

As atividades pedagógicas e brincadeiras seguem até o fim de março. Passeios aos parques municipais e à Igreja do Pilar, piqueniques ao ar livre, releituras de esculturas e o preparo coletivo de bolo fazem parte da programação.