Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content

Capela Nossa Senhora do Pilar 

A Capela

Capela Nossa Senhora do Pilar, está localizada na cidade Ribeirão Pires. Exatamente na Rua Alecrim, 01 – Pilar Velho. Foi erguida no ano de 1714, pelo Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e, abençoada pelo Frei Pacífico, em 25 de março de 1714. No local da Capela, criou-se um povoado que, anos mais tarde, transformou-se no Bairro do Pilar. 

História da Capela

Essa capela é considerada um importante exemplar arquitetônico do século XVIII. Apresenta em sua elevação frontal uma torre, feita no ano de 1809. Sobre o trecho da nave, possui apenas uma porta, com verga em arco pleno. Enquanto isso, a fachada tem uma varanda reentrante, típica das construções bandeiristas. Um fato importante é que: a construção chegou até os dias atuais praticamente inalterada e intacta. 

Detalhes sobre a arquitetura da Capela

A base da Capela foi feita com taipa de pilão e, possui 40 centímetros de espessura. De acordo com registros antigos, o ponto turístico foi construído por taipeiros, escravos e entalhadores. Aproximadamente um século depois de erigida, em 1809, a Igreja recebeu uma torre, como foi mencionado anteriormente, ela foi feita a partir de alvenaria de pedra. Com isso, a população de Ribeirão Pires cresceu de maneira significativa, assim como a edificação de residências e comércios na cidade. 

Importância religiosa desse ponto turístico

A Capela Nossa Senhora do Pilar foi considerada como um marco fundador de Ribeirão Pires, ademais, é um dos símbolos mais famosos da religião católica do Brasil. É o monumento religioso mais antigo do ABC Paulista e, um dos mais conservados. Além disso, suas escadarias lembram as de capelas e igrejas de Portugal.  

Curiosidade sobre a Capela Nossa Senhora do Pilar

Uma curiosidade sobre essa Capela é: ela é considerada como o único patrimônio histórico de Ribeirão Pires e, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico. Assim, garantindo que a Capela Nossa Senhora do Pilar jamais seja destruída ou descaracterizada, mantendo sua aparência original. Por isso, o ponto turístico segue praticamente inalterado e muito bem conservado, mesmo tendo sido construído a séculos atrás. 

Como chegar na Capela de ônibus

A pergunta que não quer calar: é possível ir para a Capela Nossa Senhora do Pilar mesmo morando em outra cidade? Sim, é possível. Essa visita pode ser feita, utilizando os ônibus de algumas cidades próximas a Ribeirão Pires. Entre as linhas que possuem paradas perto da Capela, estão: 

  • Terminal Municipal de Mauá, Mauá; 
  • Smart Fit, São Caetano do Sul; 
  • Golden Square, São Bernardo do Campo; 
  • Suzano, Suzano; 
  • Volkswagen do Brasil, São Bernardo do Campo; 
  • General Motors Mercosul, São Caetano do Sul; 
  • Academia Italy, São Bernardo do Campo; 
  • Terminal Metropolitano Santo André Leste, Santo André; 
  • Shopping Metrópole, São Bernardo do Campo; 
  • Estação Utinga (CPTM – Trem), São Caetano do Sul. 

Perguntas frequentes sobre o transporte para chegar a Capela

O ponto de ônibus fica muito longe da Capela? Não, ele fica a 5 minutos andando. 

É possível ir de ônibus mesmo não morando em Ribeirão Pires? Como já foi descrito anteriormente, sim. É possível pegar ônibus das seguintes cidades: Mauá, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Suzano e Santo André, para chegar até a Capela Nossa Senhora do Pilar. 

Quais são as linhas de ônibus que param perto da Capela? As linhas: Vila Bonita, Santa Clara – Jardim Iramaia entre outras.   

Qual é a parada de ônibus mais próxima a Capela? O ponto da Avenida Santa Clara é o mais próximo. 

Ainda sobre visitar a Capela

Visitar a Capela, utilizando ônibus como meio de transporte, como já foi mencionado anteriormente, é muito fácil. Porém, também é possível conhecer a capela utilizando outros meios, tais como: 

  • Carros; 
  • Motos; 
  • Vans; 
  • Bicicletas (pedalando); 
  • Trilhas; 
  • Uber; 
  • Andando (caminhada); 

 

O acesso é muito fácil, por isso, permite vários meios de transporte. Além disso, se preferir ir caminhando, não tem problema nenhum. Agora, com todas essas informações, só resta decidir o dia e aproveitar esse maravilhoso ponto turístico. 

Festa de Nossa Senhora do Pilar

Anualmente, durante o mês de maio, ocorre a famosa Festa de Nossa Senhora do Pilar. É uma comemoração, feita próxima a Capela. Tal festividade reúne milhares de pessoas, movimentando Ribeirão Pires e algumas das cidades vizinhas. Isso porque, as edições são carregadas de apresentações musicais, missas, artesanatos, procissões, barracas com bingo e comidas típicas. Vale a pena aproveitar essa celebração. 

Motivos para visitar a Capela

Por que visitar a Capela Nossa Senhora do Pilar? Muitas pessoas ficam em dúvida sobre visitar ou não esse ponto turístico. Por isso, a lista abaixo fará elas pensarem e repensarem se vale ou não a pena dar uma chance a esse local. Os motivos são simples: 

  • Apoiar um ponto turístico importante para a cidade; 
  • Observar a arquitetura antiga e conservada da Capela; 
  • Tirar fotos em um lugar lindo; 
  • Contemplar o monumento religioso mais antigo do ABC Paulista; 
  • Apreciar a paisagem em dias ensolarados; 
  • Admirar a beleza da Capela por dentro e por fora; 
  • Ir a Festa de Nossa Senhora do Pilar; 
  • Acompanhar as missas; 

Aproveite esse Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires

Após uma descrição detalhada sobre esse importante ponto turístico e patrimônio histórico denominado: Capela de Nossa Senhora do Pilar, não existem motivos para perder esse passeio. Além de divertido, o local é muito bonito e permite várias fotos, tanto dentro quanto fora da Igreja. 

Ademais, é muito significativo apoiar um ponto turístico, ainda mais quando se trata de um monumento histórico como a Capela de Nossa Senhora do Pilar. Quanto mais pessoas visitarem e falarem sobre como se divertiram, mais famoso e conservado o patrimônio histórico ficará. Até porque, não adianta ter uma construção desse porte na cidade e a maioria da população não conhecer, não fizer questão e nem aproveitar o lugar. 

Por isso é tão importante divulgar e falar sobre as experiências obtidas em cada ida a Capela, assim, as pessoas que não visitaram, sentirão curiosidade em conhecer o local. Dessa forma, esse ponto turístico se tornará cada vez mais famoso e valorizado, tal como ele merece ser. 

Skip to content