Notícias


Voltar

14/11/2017Chocolate é tema de curso promovido pelo Fundo Social

Realizadas em parceria com SEBRAE-SP e Centro Paula Souza, aulas se estendem até dia 21 de novembro

Dando continuidade ao curso de formação de chocolateiro, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires em parceria com o SEBRAE-SP e o Centro Paula Souza, os alunos colocaram a mão na massa, nesta semana, para a execução de diversas receitas. Com, aproximadamente, 60 alunos inscritos e divididos em três turmas, o curso tem por objetivo resgatar a tradição do Festival do Chocolate através da qualificação da mão de obra local.

Pavê, mousse, muffin, bolo, palha italiana entre outros doces a base de chocolate foram receitas já confeccionadas pelos alunos. “Eles concluirão o curso com a base necessária para produzir e comercializar os produtos. O importante é continuar se aperfeiçoando, já que o mundo da confeitaria é muito vasto”, explicou Jane Cristina da Silva, professora formada em Gastronomia, com especialidade em Confeitaria. O curso também conta com a orientação de Mirna Perillo, também formada em Gastronomia com especialização em Confeitaria.

Formada em Recursos Humanos, Cristina Ribeiro Bonfim, 31 anos, decidiu se inscrever no curso de chocolateiro com objetivo de mudar de profissão. “Desde que tive meu filho, há 3 anos, pensava em investir em algum curso que possibilitasse trabalhar em casa. E mexer com gastronomia foi um caminho”.

Cronograma – Durante o curso, que teve início em 9 de novembro e se estende até dia 21, o participante aprende sobre as características e funções da matéria-prima; infraestrutura, ferramentas e equipamentos, boas práticas de fabricação, técnicas de manipulação e receitas. Além das aulas técnicas, os participantes também recebem conteúdo de gestão focado em planejamento, finanças e marketing para auxiliar na operação do negócio através do Super MEI, programa do SEBRAE-SP voltado para o aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de negócios, inicialmente com foco no Microempreendedor Individual (MEI).



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires