Notícias


Voltar

10/10/2017Museu de Ribeirão Pires oferece novos horários para visitação

Espaço de exposições do município recebe visitantes até às 22 horas em dois dias da semana, com entrada gratuita

 

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vem realizando diversas ações para o fomento do turismo no município. Uma delas é o novo horário de visitação oferecido pelo Centro de Exposições e História da cidade. Agora é possível visitar o local as quartas e sextas-feiras, até às 22 horas. Aos sábados, domingos e feriados o local também abre para visitações das 10 às 16 horas. O Centro de Exposições e História fica localizado na Avenida Miguel Prisco, 286 – Centro. 

“O novo horário de visitação do Centro de Exposições e História é um projeto-piloto para o fomento do turismo no município. É um incentivo para que munícipes e visitantes possam conhecer a história da Estância e aproveitar os comércios e restaurantes da região”, explica Marcelo Menato, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.

O Centro de Exposições abriga o Museu Histórico Municipal “Família Pires”, a Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias” e o Centro de Documentação Histórica, conforme parâmetros definidos pelo SISEM – Sistema Estadual de Museus.

O Museu Histórico de Ribeirão Pires criado por lei em 1983, é uma instituição que tem como objetivo colecionar documentos, fotografias, iconografias, jornais, mapas, livros e objetos tridimensionais portadores de valor excepcional para a preservação da memória coletiva do município. Atualmente, o acervo conta com cerca de 500 objetos tridimensionais e 10 mil documentos. É um dos pontos turísticos oficiais de Ribeirão Pires, sendo o primeiro exclusivamente dedicado à preservação da memória municipal.

Criada por decreto em 1985, a Pinacoteca é um espaço dedicado à exposição da produção artística de Ribeirão Pires no campo das Artes Visuais, e possui um acervo de artistas locais e de outras cidades, organizado em duas coleções: paisagens históricas e igrejas históricas.

Mais informações pelo telefone 4827-4598 ou pelo site www.ceh-rp.site. 

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires