Notícias


Voltar

25/03/2020No 2º dia de vacinação contra influenza, Ribeirão Pires aplica todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde

Nessa quarta-feira (25), Prefeitura imunizou 5.700 idosos e profissionais da saúde. Campanha será novamente suspensa até reabastecimento de vacinas.

O segundo dia de vacinação contra a influenza registrou grande adesão dos moradores de Ribeirão Pires. Nessa quarta-feira, dia 25, as 5.700 doses enviadas ao município pelo Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado, foram aplicadas entre idosos (acima de 60 anos) e profissionais da saúde. A Prefeitura suspenderá temporariamente a imunização e já solicitou envio de mais vacinas ao Ministério da Saúde.

A campanha teve início nessa segunda-feira, dia 23. A Prefeitura adotou esquema especial para vacinar os moradores que integram o público-alvo dessa etapa – idosos e profissionais da saúde. Medidas de segurança e higiene foram tomadas contra o coronavírus em todos os postos de vacinação. A Prefeitura criou, ainda, sistema “drive-thru” de imunização no Complexo Ayrton Senna, para que a população seja vacinada sem sair do carro. 

No primeiro dia de vacinação, as 5 mil doses recebidas pelo município foram utilizadas. Ribeirão Pires imunizou, portanto, 10.700 pessoas dos grupos prioritários dessa etapa da vacinação. A meta estimada de imunização é de 12.515 idosos e 3.661 profissionais da saúde.

Assim que mais doses forem recebidas, a Prefeitura anunciará a retomada da campanha. Além do “drive-thru”, a imunização está sendo realizada em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). A única exceção será a UBS Central. Por questões de segurança, dentro das medidas de combate ao coronavírus, as doses da vacina para essa unidade estão sendo aplicadas na Câmara Municipal da cidade.

Em todas as unidades de saúde, separadores de fila estão sendo utilizados para manter distância de segurança entre as pessoas. A entrada na unidade para a aplicação da vacina é controlada – número restrito de pessoas por vez dentro do ponto de vacinação. As orientações de higiene e segurança adotadas pela Prefeitura para o combate ao coronavírus foram intensificadas para a realização da campanha. 

Para a vacinação, o idoso ou profissional da saúde deve apresentar carteirinha de vacinação e documento de identidade com foto (RG ou CNH).

A segunda etapa da campanha acontecerá a partir do dia 16 de abril, direcionadas para professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de Segurança e Salvamento. Os portadores de doença crônica poderão tomar a vacina somente com encaminhamento do médico. 

A partir do dia 9 de maio começará a terceira etapa da Campanha, direcionada a crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, privados de liberdade adolescente e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. 

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires