11/09/2017Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atendem dois chamados de incêndio durante feriado prolongado

Com apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito e da Secretaria de Infraestrutura Urbana, fogo foi controlado

Entre os dias 7 e 10 de setembro, a Defesa Civil de Ribeirão Pires e o Corpo de Bombeiros atenderam dois chamados de incêndio no mesmo local. Utilizando o caminhão pipa para levar água e controlar o fogo, a equipe contou com apoio das secretarias de Transportes e Trânsito e de Infraestrutura Urbana.

“Por conta do longo período sem chuvas, que estamos enfrentando, e o tempo seco, os focos de incêndio podem aparecer com mais facilidade. Também reforçamos para que a população não solte balões, prática que aumenta os riscos nesses casos, além de ser crime”, declarou o comandante da Defesa Civil, César Lima.

Equipes continuam monitorando os locais da cidade onde há grande concentração de mato e árvores, para evitar novos focos. Para acionar a Defesa Civil de Ribeirão Pires, é disponibilizado o número emergencial 199 ou o fixo 4825-1830.

Palestras da Defesa Civil

Desde o começo do ano, a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou palestras em escolas da cidade sobre os perigos dos balões. Em ação que aconteceu na Escola Estadual Dom José Gaspar, localizada na Vila Aurora, o objetivo foi prevenir a prática que é prejudicial para a natureza, pode causar acidentes e até mesmo mortes.

A iniciativa partiu da Defesa Civil que viu na escola a oportunidade de multiplicar o conhecimento e entendimento sobre a prática ilegal dos balões. Durante a palestra, foi explicado sobre o crime de produzir, soltar ou até mesmo transportar balões, que pode resultar em reclusão de até três anos.

Para a diretora da escola, Fátima Cristina Ataíde de Carvalho, outras iniciativas como essa são bem vindas para ajudar na conscientização dos alunos. “Todas essas ações da Prefeitura deveriam acontecer dentro das escolas. Os próprios alunos conseguem reter essas informações e depois levá-las para os pais, mães, familiares e amigos”, declarou.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires