Notícias


Voltar

01/11/2019Cidade terá programação especial durante o Novembro Azul

Palestras e reforço do exame PSA serão promovidos no mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. As atividades integram a programação da campanha Novembro Azul, que contará com palestras ministradas por especialista sobre cuidados com a saúde do homem.

Todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica – UBSs e USFs – terão nesse mês ações voltadas à orientação da população sobre os serviços gratuitos de diagnóstico e tratamento disponíveis na rede pública de saúde, além do esclarecimento de dúvidas. O exame PSA – coleta de sangue para a verificação de antígenos específicos na próstata, realizados para a identificação precoce de casos de câncer, será reforçado no período, em todas as unidades. 

Em 26 de novembro, será realizado o “Dia Azul”, que concentrará série de serviços e atividades de conscientização nas UBSs e USFs da cidade. Das 8h às 17h, dentro da programação de cada unidade, serão realizadas palestras, coleta de PSA, eletrocardiograma, testes rápidos de sífilis e HIV, controles de glicemia e pressão arterial, atualização de caderneta de vacinação, emissão de Cartão SUS, entre outras ações. 

De janeiro a setembro desse ano, a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires realizou a coleta de cerca de dois mil exames PSA. A coleta é solicitada pelo clínico geral da Atenção Básica durante consultas de rotina. Caso haja alteração identificada no exame, o médico encaminha o paciente para especialista em unidade estadual de referência para o município – para diagnóstico e encaminhamentos. 

 

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires