Notícias


Voltar

08/02/2019Museu de Ribeirão Pires recupera obras de Roberto Bottacin

Livros relacionados ao nazismo assinados pelo o escritor foram integrados ao acervo municipal  

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Centro de Documentação Histórica (CDH), está ampliando o acervo do Museu Municipal da cidade - Família Pires. Com a contribuição de moradores, novos itens estão sendo disponibilizados aos visitantes, entre documentos, imagens e objetos que remontam importantes momentos do processo de desenvolvimento ribeirão-pirense.  

O Museu recebeu doação de acervo do escritor e memorialista Roberto Bottacin Moreira. Bottacin foi contador e autor de quase 20 livros, entre os quais ligados à história de Ribeirão Pires, região e sobre a Alemanha nazista. De seis livros publicados, cinco foram resgatados: “Onde estará Hitler?”, “Nazistas na América”, “A fuga de Hitler”, “Perón: A volta do Nazismo” e o “Nazismo sobrevive ao terceiro Reich”.  

A partir das doações, o Centro de Documentação Histórica (CDH) trabalha para preservar as obras, fazendo higienização dos livros, com limpeza seca, e em seguida os catalogando e arquivando junto aos outros arquivos. 

Além dos livros de Bottacin, o Museu recebeu doações de fotografias; objetos pessoais; documentos raros, como os boletins do Grupo Escolar Américo Brasiliense e do Colégio Dr. Felício Laurito; estudos sobre a Igreja Católica e sobre o espiritismo – todos com viés crítico; e até mesmo esboços de um livro sobre física quântica e teoria da relatividade. 

Esses e outros itens do acervo do Museu Municipal de Ribeirão Pires podem ser visitados de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e, durante o período de férias (até 28 de fevereiro), aos sábados e domingos, das 10h às 16h. O Museu está situado dentro do Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli – Rua Miguel Prisco, 286 – Centro. A entrada é gratuita.

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires