Notícias


Voltar

02/01/2019Hospital e Maternidade São Lucas de Ribeirão realiza mais de mil partos em 2018

Unidade da rede municipal de Saúde humanizou e fortaleceu estrutura de atendimento por meio de parceria entre a Prefeitura e o Grupo São Cristóvão

Depois de longo processo de reestruturação administrativa, iniciado em 2017, o Hospital e Maternidade São Lucas registra nova marca que indica a qualidade dos serviços prestados. A unidade da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires realizou, em 2018, mais de mil partos. Nos últimos dois anos, foram mais de 1500 nascimentos no local.

Davi da Silva Carvalho foi o milésimo bebê a nascer na maternidade ribeirão-pirense, às 19h21 do dia 31 de dezembro. Sua mãe, Keila Mariano da Silva, de 23 anos, comemorou a chegada do filho. “Foi uma surpresa, mas muito boa”, disse. Em março de 2017, Keila teve o terceiro bebê no São Lucas. De lá para cá, atestou os avanços feitos pela Prefeitura, em parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde, na maternidade. “Melhorou bastante. As equipes são muito atenciosas. Sempre recomendei o São Lucas, que está muito melhor agora”, avaliou.

O primeiro nascimento de 2019 foi um atendimento de emergência à moradora de Suzano. Hellen de Góis Gonçalves, 20 anos, foi acolhida na madrugada do dia 1º de janeiro após sentir fortes contrações. A equipe médica classificou o parto, uma cesárea, como emergência. 

Alice Gonçalves de Góis, a primeira ribeirão-pirense nascida no São Lucas em 2019, chegou ao mundo às 2h04. Seu pai, Klaiton, falou com emoção sobre o momento. “Esse foi o melhor presente de 2019”, comentou. Já a mãe, Hellen, aprovou o atendimento e relembrou do medo que sentiu antes do parto. “(Na primeira gravidez), sofri violência obstétrica em hospital de Suzano. Dessa vez foi tudo diferente. Eu estava com medo, mas a equipe me passou muita segurança. O atendimento aqui é excelente”, declarou

“Histórias como as de Davi, de Alice e de tantos outros bebês que nascem em nossa maternidade nos mostram que estamos seguindo na direção certa. Nosso compromisso com a saúde dos moradores é prioridade e o resultado do trabalho que estamos fazendo com muita dedicação é contato por essas famílias”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Modernização e fortalecimento do Hospital e Maternidade São Lucas

Desde 2017, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio do Grupo São Cristóvão Saúde, realiza investimentos para promover o fortalecimento do Hospital e Maternidade São Lucas. A unidade é referência na rede municipal da cidade. 

No final de novembro de 2018, o Hospital recebeu duas novas camas de parto, dois novos berços para recém-nascidos e uma nova incubadora, por meio da Rede Cegonha. Novos leitos foram abertos na unidade, que retomou o serviço de internação para retaguarda de pacientes da UPA Santa Luzia, desafogando a demanda da Unidade de Pronto Atendimento.  

Ainda por meio da parceria entre Prefeitura e Grupo São Cristóvão, cerca de duas mil cirurgias dermatológicas e ginecológicas foram realizadas em 2018 – procedimentos gratuitos que foram novidade na rede no último ano. 

Do final de 2017 até o final de 2018, mais de 1800 tomografias foram feitas no São Lucas, em equipamento que até 2016 estava sem uso pela rede. Os exames de raio-x e ultrassom também são realizados dentro da Unidade Hospitalar. Somente em 2018, entre tomografias, raio-x e ultrassom, a rede municipal realizou mais de 25 mil exames de imagem gratuitamente.

“Seguindo as diretrizes de trabalho do prefeito Kiko, estamos avançando e trazendo novas melhorias para o São Lucas, referência na qualidade de atendimento para nossa rede. Junto ao São Cristóvão, implantamos novos serviços que estão garantindo mais qualidade de vida e segurança aos pacientes da rede municipal. Teremos, em breve, novidades no São Lucas, voltados, especialmente, à saúde da mulher”, declarou a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas. 

 



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires