Notícias


Voltar

06/12/2018Primeira-dama do Estado visita Natal Espetacular de Ribeirão Pires

Presidente do Fundo Social do Estado conheceu enfeites confeccionados na Estância por meio de parceria com o Fundo Social Municipal

Na noite dessa quarta-feira, dia 5, a Estância Turística de Ribeirão Pires recebeu a ilustre visita da primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Professora Lúcia França, que esteve na Vila do Doce para conferir de perto o resultado do Projeto Natal Espetacular, desenvolvido por meio de convênio com o Fundo Social de Solidariedade municipal. Ato simbólico marcou o acendimento das luzes da decoração próxima ao Espelho D´água.

Os enfeites, confeccionados por moradores capacitados pelo projeto, foram produzidos artesanalmente a partir do reaproveitamento de garrafas PET. Ribeirão Pires aderiu ao Natal Espetacular em junho de 2018, ação que alia educação e preservação ambiental; estímulo ao empreendedorismo; e fomento ao turismo local.

Emocionada, Lúcia França não poupou elogios aos alunos e coordenadores das escolas municipais Carlos Rohm I e II e Sebastião Vayego de Carvalho que, através da Gincana Cooperativa, juntaram 110 mil unidades de garrafas PET para o projeto. “Todos são ganhadores, não só pelo montante arrecadado, mas pelo bem que fizeram ao Meio Ambiente e à manutenção da vida, afinal, uma garrafa PET demora 100 anos para se decompor”. Além disso, a primeira-dama do Estado salientou que “acredita ter deixado em Ribeirão Pires um pedaço do seu coração e das suas ideiais, principalmente na transformação do ser humano”.

O prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, agradeceu à primeira-dama por proporcionar esse momento mágico a Ribeirão Pires. “Os dois projetos do Fundo Social de Solidariedade do Estado, ‘Natal Espetacular’ e ‘Costurando o Futuro’, que foram idealizados por ela [Lúcia França] estarão vivos e com seus nomes mantidos nos próximos anos na cidade. Essa semente foi plantada aqui e dará muitos frutos”.

O “Costurando o Futuro” tem como principal objetivo produzir uniformes escolares para crianças de creches dos próprios municípios. Para cada aluno atendido no projeto, serão produzidas duas camisetas, uma bermuda e um abrigo de inverno. “Entramos de cabeça nos projetos. No caso do “Costurando o Futuro”, estamos confeccionando 500 uniformes que serão entregues às creches no início do ano que vem, sem custos para a Prefeitura”, completou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, que agradeceu a todos os profissionais e alunos, além da primeira-dama Lúcia França, por viabilizarem a realização do Natal Espetacular na cidade.

Os alunos das escolas municipais participantes da Gincana Cooperativa, que arrecadou as garrafas usadas na decoração, bem como os diretores das unidades escolares e os moradores que confeccionaram os enfeites, foram homenageados durante a visita de Lúcia França ao município.

Ribeirão Pires no clima natalino com atrações na Vila do Doce

Por meio de parceria entre a Prefeitura e a ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola), a Vila do Doce também recebeu nova decoração de Natal. Os enfeites foram produzidos por grupo de 21 artesãos da cidade, coordenados pela artesã Silvana Luz, do Ateliê Arte Expoente. Materiais como madeiras descartadas e chapas ecológicas, bem como garrafas PET, foram transformadas em figuras em 3D para a decoração.

Segundo Silvana Luz, a inspiração para o projeto de Natal já existe há nove anos, mas, somente agora foi possível executá-lo. Entre as peças destaca-se o presépio, a árvore de Natal e personagens natalinos. “Esperamos que a população saiba contemplar e valorizar este trabalho”.

Atividades especiais de fim de ano

No período de 7 a 22 de dezembro, às sextas e sábados, das 10h às 17h, a Vila do Doce terá Exposição dos Produtores de Cambuci de Ribeirão Pires. Durante o mês, a cidade também terá feira de artesanato, com datas que em breve serão divulgadas.

Nos dias 15 e 16 de dezembro, o palco da Praça Central da Vila do Doce abre espaço para as apresentações gratuitas de encerramento de ano da Escola Municipal de Dança de Ribeirão Pires. Já no dia 22 de dezembro, ponto alto da programação, o palco receberá integrantes da Escola Municipal de Música da cidade no Concerto Encantos de Natal, a partir das 20h.



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires