12/09/2018Cidade celebra primeiro ano de implantação do "EJA - Tempo de Aprender"

Objetivo programa é erradicar o analfabetismo, promover continuidade dos estudos para aqueles adultos que não tiveram oportunidade

Nesta terça-feira, dia 11, alunos e professores do programa de Educação de Jovens e Adultos de Ribeirão Pires (EJA) "Tempo de Aprender" celebraram o primeiro ano de implantação do projeto. Atualmente, cerca de 80 alunos frequentam as aulas. A comemoração contou com a presença da secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da cidade, Flávia Banwart.

Os professores e alunos comemoraram a data festiva com bolo e preparam vídeo para relembrar algumas das ações realizadas nas aulas. “O EJA faz a diferença na vida de muita gente, garantindo, além de aprendizado, mais dignidade para os alunos. É gratificante ter um trabalho como esse sendo realizado em nossa cidade, com o apoio de nosso prefeito", disse a secretária.

Promovido pela Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires, o objetivo do programa é erradicar o analfabetismo, promover e incentivar a continuidade dos estudos para aqueles adultos que não tiveram oportunidade.

Entre os alunos do curso no evento, o pedreiro Josevan Galdino de Brito, 48 anos, morador da Vila Sueli, era um dos mais emocionados. “Entrei no EJA no início do ano e já estou conseguindo evoluir na leitura e na escrita. Agradeço ter essa oportunidade e no futuro quero ser um professor para ensinarquem necessita e tem vontade de crescer na vida", disse.

Adequado ao cotidiano e às necessidades da vida adulta, o programa aborda conteúdos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. "Neste ano letivo, os conteúdos transmitidos incentivaram os alunos a superarem até barreiras pessoais, como a timidez, pois são estimulados a todo momento, a partir do conhecimento, a apresentarem e a defenderem suas ideias, pois com a conquista da consciência das suas capacidades poderão avançar sempre mais", afirmou Flávia Banwart.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires