15/05/2018Ribeirão presta homenagem aos assistentes sociais da rede

Prefeitura da Estância promoveu encontro dos profissionais da área e ressaltou importância do trabalho desenvolvido no setor

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), promoveu na manhã desta terça-feira, dia 15, café da manhã em homenagem ao Dia da Assistente Social, na sede do Fundo Social de Solidariedade do município. Ao todo são 22 assistentes sociais – entre profissionais formadas em Serviço Social e estagiárias – que atuam na Secretaria e nas unidades de atendimento (Centros de Referência Social, Abrigo Infantil Municipal e Atende Fácil).

A assistente social Hellen Karla da Silva, que trabalha desde 2004 na Secretaria de Assistência Social, acredita que seu trabalho é gratificante. “Trabalho como assistente social desde 2000, quando atuei na área de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. É gratificante acompanhar a história das pessoas que nos procuram que, muitas vezes, estão sem perspectiva e, após a sua inclusão em programas governamentais, com o tempo, já não precisam mais deste auxílio para prover sua sobrevivência. Histórias de superação”.

Ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, e do vice-prefeito Gabriel Roncon, o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, relembrou avanços alcançados em quase um ano e meio de Governo e ressaltou a importante contribuição dos assistentes sociais nessa trajetória. “Esses são os profissionais que atuam dia a dia no atendimento de pessoas em situação vulnerável, fazendo encaminhamentos para os serviços disponíveis em nossa rede, a exemplo dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos por meio de parceria com o Fundo Social. Cuidar dos moradores que mais precisam, com carinho e dedicação, é uma verdadeira missão que Deus colocou nas mãos dos assistentes sociais”, avaliou.

“A importância dos assistentes sociais está estritamente vinculada à garantia dos direitos básicos e à proteção social de indivíduos, famílias e comunidades. O assistente social  empenha esforços na construção de uma sociedade igualitária, estruturada e emancipada. A intervenção e a análise conjuntural do profissional de assistência social são fundamentais para  superação de situações de vulnerabilidade”, completou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elza Iwasaki.

Entre o grupo predominantemente feminino de assistentes sociais está José Fernando Roman atua há 9 anos como assistente social da Prefeitura. “Para nós é uma alegria grande que lembrem de nós, assistentes. Este é o segundo ano seguido que somos homenageados . Temos uma grande oportunidade de desenvolver nosso trabalho, contribuindo com as necessidades das pessoas nos bairros e aproximando os moradores dos serviços públicos. Me sinto honrado de fazer parte dessa equipe que cresce mais a cada ano”, opinou.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires