13/04/2018Inspeção veicular de carros oficiais segue até dia 18 de abril

Cerca de 30 veículos da frota municipal movidos a diesel passaram pela inspeção veicular promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), entre os dias 9 e 13 de abril. Neste período, a avaliação foi realizada em veículos da própria Sema; Corpo de Bombeiros; Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads); Secretaria de Infraestrutura Urbana e Secretaria de Saúde e Higiene.

A ação é realizada, pelo menos, uma vez por ano, atendendo ao protocolo firmado entre Ribeirão Pires e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município Verde Azul e assim cumprindo uma das normas estabelecidas, que prevê as práticas ambientais, por meio de 10 diretivas básicas, nas quais as cidades se comprometem a executar uma gestão compartilhada com o Estado.

Conforme determina a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o objetivo é medir os índices de lançamento de poluentes à atmosfera. Efetuada por equipe de funcionários da Sema, a inspeção é feita de acordo com a Escala Gráfica de Ringelmann. Os veículos aprovados na vistoria devem receber um selo de qualidade do ar, constando o mês e ano da medição, a ser afixado no para-brisa.

O balanço geral será divulgado após inspeção veicular de toda a frota. Ainda devem receber a ação, até dia 18 de abril, as Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino e a Defesa Civil. “O caráter do programa de inspeção veicular na frota municipal movida a diesel é educativo, com a intenção de reduzir ao máximo o impacto dos poluentes no Meio Ambiente”, explicou o zootecnista João Paulo Cerezoli, do setor de Educação Ambiental da Sema.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires