Ribeirão Pires inicia campanha interna contra o desperdício

Criado em 12/08/2015

Economia de água, luz e combustível serão o principal foco da nova campanha voltada aos servidores públicos municipais

A Secretaria de Comunicação (SECOM) da Estância Turística de Ribeirão Pires em parceria com a empresa Floema Agronegócios iniciará a campanha interna "Pega Mal Desperdiçar", que tem por objetivo incentivar a economia de água, luz e combustível no município, iniciando em todos os setores da prefeitura.

Para o prefeito Saulo Benevides (PMDB) saber economizar é fundamental para o bom andamento da Prefeitura. "Essa campanha incentivará nossos servidores públicos a aderir novos hábitos que quando aplicados no ambiente de trabalho poderá se estender para a casa de cada um", contou.

Para a realização da campanha serão distribuídos cartazes e adesivos em pontos estratégicos dentro das mais de 20 Secretarias do município, no Paço Municipal, no Cemitério, no PAT, no Terminal Rodoviário e espaços públicos.

O secretário adjunto de comunicação e publicitário, Tadeu Moura, responsável pela campanha ressalta a importância da conscientização. "Esta ação pretende ensinar que economizar é pensar no futuro e garantir que as próximas gerações também tenham os recursos que desfrutamos hoje", explicou.

Além da Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Meio Ambiente também intensificará a conscientização junto aos servidores e a população. Tais campanhas demonstram a preocupação da Prefeitura em garantir a conscientização e o bem estar de seus servidores e do município.

Quanto se economiza

As atitudes de desligar o monitor durante o horário de almoço, fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou lavar as mãos, utilizar os veículos somente quando necessário gerará números significativos de economia.

Desligar o monitor do computador durante o horário de almoço no trabalho pode gerar uma economia de até 30% da energia gasta pelo computador. Fechando a torneira da pia se pode economizar mais de 10 litros de água durante cada escovação. Já no caso dos veículos, dirigir somente quando necessário, além de economizar combustível também se contribui para a qualidade do ar.

Outras atitudes como apagar a luz ao sair, não deixar notebooks e outros eletrônicos conectados na tomada, economizar água, reutilizar papéis como rascunho, evitar ficar com o motor do carro ligado quando se espera alguém, incentivar amigos e familiares a economizar também contribuem para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.