Guarda Civil Municipal e Defesa Civil investirão em melhorias na ronda escolar

Criado em 12/08/2015

Serão entregues novos equipamentos principalmente para apoio da Ronda Escolar do município feita pela Secretaria de Segurança Pública agora em parceria com a Defesa Civil

Nesta quarta feira (12), às 10h, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires entregará novos aparelhos para o aperfeiçoamento da Ronda Escolar no município. O evento que acontecerá no paço municipal, contará com a presença do prefeito Saulo Benevides (PMDB) para a entrega oficial dos equipamentos da Defesa Civil e Segurança Pública, a cerimônia terá a participação da Turminha da Guarda, da equipe do canil e será aberto ao público.

A equipe da Defesa Civil receberá duas motos devidamente equipadas que servirão ao grupo de emergência e ronda ostensiva do município. A moto por ser mais ágil na movimentação proporciona maior rapidez para chegada no local. “Com as motocicletas, a Defesa Civil ganha ainda mais presteza para os atendimentos, podendo chegar mais rápido ao local atendendo prontamente a acidentes em geral, avaliações e solicitações, deslizamentos, alagamentos além do apoio à outras secretarias e Bombeiros Militares. Este é mais um incremento nas rápidas respostas às ocorrências e intervenções da equipe da defesa civil”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Miguel Luis Filho.

As motocicletas são oriundas da Secretaria de Segurança Pública, repassadas à Defesa Civil pelo secretário Tales Aramis que vieram de Santo André, resultado do trabalho de parceria entre os municípios do grande ABC.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Tales Aramis, o intuito da ronda escolar é principalmente a segurança das crianças e adolescentes do município, é uma equipe destinada à proteção das escolas municipais. “A Ronda Escolar da Guarda Civil é um instrumento preventivo essencial para a população, tem como atribuição também a proteção dos patrimônios das instalações escolares e creches. Trata-se também de uma ferramenta a mais para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários”, disse.

O horário da ronda escolar a princípio será de 12x36 e funcionará também nos finais de semana e feriados para atender ocorrências, arrombamentos e furtos em escolas municipais. “Trabalhamos diariamente a favor da diminuição de ocorrências no município garantindo a segurança e melhor qualidade de vida para a cidade”, finaliza o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

Na ocasião também será feito a entrega do material não letal que foi adquirido para o Grupamento de Choque da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires, com sprays de pimenta, dois lançadores de munições não letais, projétil médio e longo alcance, gás lacrimogêneo e granadas explosivas de efeito moral para reforço da Ronda Escolar. Este material ficará à disposição das Equipes da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais).