Centro de Apoio Mão Amiga supera meta proposta para Ribeirão Pires

Criado em 10/08/2015

Um mês e meio após assinatura do convênio, projeto atende 320 crianças e adolescentes, cerca de 120 a mais do que a meta proposta

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, assinou em junho o convênio com o projeto Centro de Apoio Mão Amiga e superou, já nos primeiros 50 dias, a meta inicial apresentada de atender 110 crianças e adolescentes para a realização de cursos, oficinas artísticas, esportivas e culturais. Mais de 320 jovens participam dessas atividades.

Para a coordenadora do Centro de Apoio Mão Amiga e Ribeirão Pires, Maria Helena Fernandes,  o convênio tem sido um sucesso. "Por conta da grande demanda de crianças e adolescentes na região, abrimos várias oficinas e lista de espera para que possamos dar a assistência necessária para as famílias referenciadas", contou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, acompanha o trabalho desenvolvido de perto. "Muitas famílias que chegam até o local não conseguem acreditar que estão tendo acesso a um projeto 100% gratuito e de grande valia. O referenciamento ajuda a sociabilizar e construir o caráter desses jovens", afirmou.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires e com doações para oferecer gratuitamente todos os cursos, oficinas e material didático para as famílias matriculadas. Recentemente, a Mão Amiga realizou uma parceria com o MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) que oferecerá estudo para os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade concluir um curso básico escolar.

Para se matricular, é necessário comparecer no Centro de Apoio Mão Amiga – Rua Boomerang, 327, Ouro Fino (Jardim Aimoré) – e apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

O projeto Mão Amiga

A ONG (Organização Não Governamental) Mão Amiga é originária de São Bernardo do Campo e existe há nove anos na gerida pela Abasc (Associação Brasileira de Ação Social Cristã). São realizados trabalhos de inclusão com crianças e adolescentes, por meio de artesanato, teatro, leitura de livros, projetos relacionados ao meio ambiente, que tem como objetivo potencializar atendimento de crianças e adolescentes, fortalecimento de vínculos familiares e serviços sociais no bairro Ouro Fino Paulista.

Para o prefeito Saulo Benevides (PMDB), o convênio será de grande valia ao município. “Queremos potencializar o atendimento de crianças e adolescentes, preparando-os para uma vida independente na sociedade. Estamos trabalhando para fortalecer nosso futuro e isso começa com os jovens através de atividades assistenciais e educativas”, afirmou.

O encontro de junho que marcou a assinatura do termo de convênio contou com a presença do prefeito Saulo Benevides, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, da mentora do projeto, a pastora Veranilda Guimarães, acompanhada de duas assistentes sociais atuantes no Centro, Maria Helena Fernandes e Priscila Nunes, além de dois pastores norte americanos vindos especialmente a Ribeirão Pires para conhecer a estrutura socioassistencial do município, Tracy D. Caldwell, da New Piney Grove Baptist Church, e Willy J. Caldwell Junior, da Abiezer Baptist Church.