Pesquisa aponta crescimento de Intenção de Compra em Ribeirão Pires

Criado em 06/08/2015

Observatório Econômico da Universidade Metodista aponta que cerca de 45% dos munícipes farão suas compras do Dia dos Pais em comércios da Estância

Como resultado da política de desenvolvimento, que vem sendo adotada pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires moradores estão cada vez mais preferindo fazer as suas compras no comércio da cidade. Cerca de 45% dos munícipes farão as suas compras do Dia dos Pais na Estância. É o que mostra a Pesquisa de Intenção de Compra (PIC) – Dia dos Pais 2015, divulgada no fim do mês de Julho pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo.

A escolha do município preferido para a compra levou em consideração a estrutura de cada um dos municípios para atender os consumidores, a existência de centros comerciais consolidados, de Shoppings, meios de transporte e vias de acesso, entre outros fatores. Para a estudante Caroline Rubin Alexandre, moradora do Centro Alto, comprar em Ribeirão Pires facilita o dia a dia. “Hoje temos opções de compra e, além de ter muitos comércios próximos à minha casa, eu ainda economizo tempo comprando na cidade onde moro”, afirma.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Silotti, o panorama mudou pela vinda de novos comércios. “A pesquisa indica que moradores estão dando preferência ao comércio da cidade por questões de comodidade e facilidade. Isso pode ser atribuído ao aumento da oferta de produtos e serviços. Desde 2013, novas lojas estão chegando a Ribeirão Pires, algumas delas de grandes redes conhecidas pelo público, como o caso da Di Gaspi,”, analisou o secretário.

O comércio da cidade está ganhando cara nova, com a abertura de novas lojas em diversos setores. Entre elas estão unidades de grandes redes como Di Gaspi, Kallan Calçados, Hering, Viv´Leroá, Habib´s, Sodiê Doces, Casa de Bolo, Cachaçaria Água Doce, Mercado Dia, além de agência bancária, entre outros.

Segundo o prefeito Saulo Benevides (PMDB), a inserção do benefício Cartão Servidor Cidadão também incentivará a movimentação econômica no município. “Todos os servidores públicos receberam um cartão magnético para uso nos comércios ribeirãopirenses cadastrados na ACIARP”, explicou o prefeito. “Novas indústrias e empreendimentos de diversos portes e setores estão apostando no potencial de crescimento da cidade, que tem como pontos fortes, além dos estímulos da Prefeitura, a logística privilegiada, áreas e mão de obras disponíveis”, ressaltou o Chefe do Executivo ribeirãopirense.

A pesquisa apontou que houve uma diminuição no índice de evasão dos consumidores de Ribeirão Pires. Este ano, 56,8% dos ribeirãopirenses entrevistados revelaram que deverão consumir em municípios vizinhos. A diminuição é comparada aos índices apresentados nas Pesquisas de Intenção de Compra (PIC) – Natal 2014 e 2013. Em ambas, 68,6% dos munícipes revelaram que fariam compras em outros municípios. Na PIC – Natal 2012, o deslocamento de consumidores ribeirãopirenses para cidades vizinhas era de 80,8%.