Prefeitura inaugura Unidade de Saúde do Centro Alto


Criado em 17/09/2013

UBS do bairro ampliará atendimento em clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Ribeirão Pires realizará neste sábado, dia 21, às 10h, cerimônia de inauguração da Unidade Básica de Saúde do Centro Alto. O novo equipamento, localizado na Rua Aurora, 81, facilitará o acesso a atendimento de rotina em clínico geral, pediatra, ginecologia e odontologia aos moradores do bairro e regiões próximas. A previsão é que no local sejam realizados até mil consultas por mês.

A nova unidade ampliará os serviços prestados na rede municipal de saúde e redistribuirá os atendimentos realizados. Com a inauguração do equipamento, está prevista redução de 30% na demanda por consultas na Unidade Básica de Saúde do Centro, que até então atende também moradores do Centro Alto e áreas próximas.

No início deste ano, a Prefeitura retomou as obras da UBS do Centro Alto, que estavam paradas desde 2012. O acabamento do prédio e serviços de instalação hidráulica, elétrica, bem como de revestimento, por exemplo, foram executados. A unidade também recebeu novo mobiliário e equipamentos, incluindo cadeira para atendimento em odontologia.

“Estamos investindo em melhorias na rede municipal de saúde. A abertura da UBS do Centro Alto é uma conquista para os moradores do bairro e faz parte do nosso projeto de ampliação estrutural e de modernização do atendimento em toda a cidade. Desde o início do ano, reestruturamos equipes, reformamos unidades, adquirimos novos equipamentos, ambulâncias e aprimoramos sistema de atendimento”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides.

“A saúde é nossa prioridade. Temos diversos projetos para o setor. Já garantimos recursos para construção de unidades de saúde na Quarta Divisão e Jardim Valentina. Buscamos também a ampliação de repasses para a Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia, que é referência pela qualidade dos serviços prestados, e para viabilizar outros importantes projetos”, afirmou.

Foi investido cerca de R$ 1 milhão na construção e estruturação da UBS do Centro Alto, que iniciará o atendimento à população na próxima segunda-feira, dia 23, às 7h. A unidade contará com 14 profissionais, entre médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, recepção, coordenação e limpeza. No local, há 07 consultórios, 04 salas de enfermagem e farmácia.

Com a abertura da UBS do Centro Alto, a rede municipal de saúde da Estância passa a ter dez unidades de saúde. “A abertura da unidade do Centro Alto é uma reivindicação antiga dos moradores. Antes, os pacientes do bairro eram atendidos na UBS do Centro. Além de aproximar o atendimento de suas casas, a nova unidade também permitirá a redistribuição dos pacientes entre as unidades, reduzindo o tempo de espera por atendimentos de rotina na unidade central”, declarou o secretário de Governo e de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Koiti Takaki.

Sobre a rede de Atenção Básica de Ribeirão Pires - Porta de entrada dos pacientes de toda a cidade aos serviços de rotina da saúde no município. Nas unidades de saúde da cidade são realizados atendimentos de rotina com clínicos gerais, pediatras e ginecologista, além de consultas agendadas também com psicólogos e dentistas. Vacinação, orientação, palestras e campanhas de prevenção fazem parte das ações desenvolvidas. As unidades também atendem programas do Ministério da Saúde, como Hiperdia, Insulino Dependente, SispreNatal, entre outros.


Cerimônia de inauguração da UBS Centro Alto:

Dia 21 de setembro – Sábado, às 10h.

Serviço UBS Centro Alto: Funcionamento – A partir de 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Local: Rua Aurora, 81 – Centro Alto (17/09/2013)