Cultura fala sobre XIII Congresso de História do ABC na Rádio Pérola da Serra

Criado em 06/08/2015

Secretário Adjunto de Cultura e Turismo, Marcílio Duarte, foi entrevistado na última terça-feira (4) e falou sobre o evento que acontece em setembro

Na terça-feira, dia quatro de agosto, o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Marcílio Duarte, esteve na Rádio Pérola da Serra em entrevista exclusiva sobre o 13º Congresso de História do Grande ABC. "História, Diversidade e Identidade: O que nos Une?" será o tema dessa edição, que será realizada entre os dias 23 e 26 de setembro em Ribeirão Pires.

“O congresso tem uma função pedagógica com a meta de criar e ampliar um exército que tem como objetivo manter o patrimônio e a memória histórica do ABC”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Marcílio Duarte.

Durante a entrevista, também estiveram presentes funcionárias do museu que também falaram sobre a realidade da cultura na Estância. Assuntos como acervo, tombamentos e história da cidade também foram citados.

Site e inscrição

No início de julho, foi lançado o site oficial do Congresso (www.chgabc.com.br). Ele funciona como biblioteca virtual, no qual estarão disponíveis os materiais de edições deste e de outros congressos realizados. As inscrições podem ser efetuadas pelo site, além de consulta da programação completa e informações úteis sobre a localização e realização do evento.

O conteúdo do site pode ser acessado em multiplataformas, como tablets e smartphones, revelando um dos públicos-alvo do evento: os jovens. Além deles, o evento pretende atrair memorialistas, pesquisadores, estudantes e munícipes da região para participarem das atividades e das mesas de discussão, que incluem: ''Historiografia do Grande ABC'', ''Memória 2.0: Internet, Redes Sociais e Memória Regional'', ''História do uso da Água na Região'', ''Memória e Colecionismo'', ''Atuação dos Conselhos Municipais de Defesa de Patrimônio no ABC'', entre outros.

A programação do evento conta, ainda, com oficina especial sobre a memória patrimonial e histórica de Ribeirão Pires, que sedia pela segunda vez um Congresso de História – a primeira em 2000. Haverá, também, um grupo de discussão dedicado aos 25 anos de articulação do Consórcio na região. A mesa deverá contar com a participação de membros do Grupo de Trabalho História e Memória que discute, de forma integrada, a preservação da história documental da região.

Desde outubro do ano passado são realizadas reuniões preparatórias ao Congresso. Ao longo destes encontros, participaram memorialistas, pesquisadores, escritores, estudantes e munícipes, que contribuíram com ideias e sugestões de assuntos para serem abordados ao longo do evento.

13º Congresso de História do Grande ABC

Data: 23 a 26 de setembro

Local: Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP/Uniesp)

Av. Cel. Oliveira Lima, 3.345, Parque Aliança (Ribeirão Pires/SP)