Noite de degustação apresenta novidades gastronômicas do 10º Festival do Chocolate

Criado em 05/08/2015

Evento aconteceu com autoridades e convidados, simbolizando o início da festa e oferecendo muitas guloseimas aos presentes

A 10ª edição do Festival do Chocolate começa na próxima sexta-feira (7), mas uma prévia do evento já foi oferecida para cerca de 100 convidados que estiveram presentes na noite de degustação da festa. Reunidos no Complexo Ayrton Senna na noite de terça-feira (4), autoridades da região desfrutaram das diversas guloseimas que serão comercializadas durante os quatro finais de semana em que o Festival acontecerá em Ribeirão Pires.

Representando o prefeito Saulo Benevides (PMDB), a vice-prefeita Leonice Moura compôs a mesa; ao lado da presidente do Rotary, Clarice Reinhart, conveniada com a Prefeitura para Administração da festa; dos Correios, Eugênio Valentim; o vereador Jorge Moraes e o secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Filho. Também foram convidados a degustação representantes das outras seis cidades que compõe a região do Grande ABC e deputados estaduais.

O evento dá destaque as opções gastronômicas e novidades da festa. No chalé de estrogonofe, a comerciante Ana Paula Silva adiantou a surpresa preparada especialmente para a décima edição: o Chocovinho. A bebida contém uvas, vinho, chantilly de chocolate e pedaços de chocolate, servidos em porção de 200 ml pelo valor de R$ 8,00. “A ideia é juntar duas paixões: o chocolate e o vinho. Seguindo a proposta de uma cliente que esteve na Europa e provou algo parecido, casamos os ingredientes para trazer ao Festival”, explicou Ana.

Eugênio Valentim da Silva, representante dos Correios, realizou a obliteração do novo selo com o logo do Festival e a imagem da Capela do Pilar. A representação é uma homenagem a cidade e ao evento tradicional na região e que, desde 2011, faz parte do calendário oficial de festas de inverno do Estado de São Paulo.

A cerimônia de degustação contou com os chalés de massas, lanches, espetinho, caldos e fondue no potinho azul. A mesa das Associação de Chocolateiras Artesanais de Ribeirão Pires foi composta com amostras de merenguedeiro, chocovinho, cascão de fondue e pirulitos de chocolates.

Festival derreterá 5 toneladas de chocolate

As derretedeiras e os micro-ondas já foram ligados para derreter artesanalmente a principal matéria-prima. “Nos dias que antecedem o festival a equipe trabalha de segunda à sexta-feira. O trabalho mais puxado é durante o festival, quando toda a nossa equipe chega a trabalhar mais de 14 horas por dia”, conta Flora Sawada, presidente da Associação de Chocolateiras Artesanais de Ribeirão Pires, entidade fundada em 2013, principal parceira do Festival de Chocolate.

Segundo Sawada, 12 mulheres trabalham de oito a dez horas por dia para transformar chocolates em barras, barrinhas de pães de mel de vários sabores, trufas, bombons, bolos, mouses, espeto de morango, fondue, delicioso chocolate quente tipo italiano com conhaque e chocomenta, chá de amendoim entre outras iguarias que serão comercializados durante o evento.

Desde a primeira edição do Festival do Chocolate, as chocolateiras estão presentes em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto. A Administração cede a barraca e o local gratuitamente para as profissionais venderem os chocolates. A exemplo dos festivais anteriores não faltará novidade no cardápio deste ano. Será oferecido em todos os finais de semana do mês (sexta, sábado e domingo) no Complexo Ayrton Senna (avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro) um menu completo de opções. A novidade esse ano é um enroladinho com trufas de açaí com frutas e calda de chocolate. “É tradição do festival inovarmos a cada edição. Como este festival não será com muito frio, pensamos e oferecer algo rápido para preparar sem calda quente”, conta.

Este ano o evento será patrocinado pelas empresas Pixolé; Colégio São José; Neugis; Ateliê 103; Kassel; Habib's; ACIARP; Ultragaz; CBC; Água Olímpica; Sorvepan; Rigras; SC Representações; Di Gaspi e Caixa Econômica.

Serviço:

10º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

De 07 a 30 de agosto – sextas, sábados e domingos.

Horários: sexta-feira (a partir das 18h); sábado (a partir das 14h); domingo(a partir das 10h).

Complexo Ayrton Senna – avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro.

Facebook oficial: www.facebook.com/FestivaldoChocolate