Defesa Civil participa de formação para Educação do Trânsito

Criado em 04/08/2015

Nova equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires também participou de curso preparatório para trabalhos do segundo semestre de 2015

Enquanto os alunos das Escolas Municipais estavam em recesso, educadores da equipe de Educação do Trânsito e da Defesa Civil se reuniram para realizarem a formação do plano de trabalho para o segundo semestre de 2015. O trabalho, que acontece em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia (SEIT ), dá sequência ao projeto iniciado em 2013 para formação de crianças e jovens como multiplicadores da educação no trânsito.

Durante duas semanas, as equipes participaram de formações técnicas e pedagógicas com o objetivo de revisar as práticas já aplicadas e a discussão e orientação para a construção de novas aprendizagens. Os participantes aprenderam como escrever um projeto, o modo ideal de preparar um plano de aula, como trabalhar as linguagens certas respeitando as faixas etárias atendidas, técnicas de jogos lúdicos, como contar e encenar histórias para crianças, como trabalhar com teatro de fantoches, como utilizar materiais recicláveis nas aulas e como realizar trabalhos manuais. A formação também contou com uma visita técnica ao espaço Catavento Cultural e Educacional na cidade de São Paulo, com o objetivo de conhecer as diversas formas instigantes de ensino.

“O Programa Municipal de Educação para o Trânsito, desde que foi lançado em 2013, realiza esse tipo de formação nos períodos de recesso escolar. O objetivo é avaliar e repensar a prática educativa utilizada”, declarou o secretário interino de Transportes e Trânsito, Alessandro Alves Ferreira. “Desta vez, tendo o conhecimento do desejo da Defesa Civil de expandir seu projeto de educação, resolvemos convidá-los a participarem da nossa formação”, completou

A formação começou com a participação de todos os integrantes no Seminário de Educação Especializada, promovido pela Secretaria de Educação. Posteriormente, parte dessa qualificação aconteceu por meio de palestras promovidas na Secretaria de Transporte e Trânsito.