Ribeirão Pires busca recursos estaduais para 3ª idade


Criado em 28/07/2015

Objetivo é potencializar o acolhimento dos 12 mil idosos do município


Na manhã desta segunda- feira (27), se reuniram na Câmara Municipal de Ribeirão Pires representantes de entidades sem fins lucrativos e conveniadas a Prefeitura, representando idosos do município para um diagnóstico sobre a condição deste público. O objetivo é buscar recursos estaduais para projetos na área.

O Governo do Estado desenvolveu o programa selo amigo do idoso, que compromete as prefeituras a traçarem plano de metas, para realizar diagnóstico das políticas já existentes e incluir ações nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social. Com a implantação do selo amigo do idoso, Ribeirão Pires garantirá mais investimento do governo estadual para os munícipes da 3ª idade.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, liderou o discurso durante o evento e destacou a importância de um projeto como esse para melhorar e implantar ações para esse público. "Com a estimativa de vida cada vez mais alta, caminhamos para um mundo com mais idosos que crianças. Por isso, é importante o investimento em saúde e bem-estar social na terceira idade", afirmou.


O Programa São Paulo Amigo do Idoso também prevê o repasse de recursos para construção de projetos desenvolvidos da cidade. Ribeirão Pires já desenvolve algumas atividades para esse público como boxe, yoga, dança de salão, tricô, pintura, informática básica, treino cognitivo para estimulo de memória entre outros. Depois da avaliação e do diagnóstico dos benefícios implantados previstos no projeto para aquisição do selo receberão recursos do Fundo Estadual do Idoso.