XIII Congresso de História do ABC realiza décima reunião preparatória


Criado em 23/07/2015

Evento, que acontecerá em setembro na cidade de Ribeirão Pires, trará oficina especial sobre a memória patrimonial e histórica da cidade, além de palestras e grupos de discussão

A Comissão Organizadora do Congresso de História do Grande ABC realizou a décima reunião preparatória nesta quinta-feira (22), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Em sua 13ª edição, sob o tema "História, Diversidade e Identidade: o que nos une?'', o Congresso acontecerá em Ribeirão Pires, entre os dias entre os dias 23 e 26 de setembro.

Desde outubro do ano passado são realizadas reuniões preparatórias ao Congresso. Ao longo destes encontros, participaram memorialistas, pesquisadores, escritores, estudantes e munícipes, que contribuíram com ideias e sugestões de assuntos para serem abordados ao longo do evento.

“O congresso tem uma função pedagógica com a meta de criar e ampliar um exército que tem como objetivo manter o patrimônio e a memória histórica do ABC”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Marcílio Duarte.

No início de julho, foi lançado o site oficial do Congresso (www.chgabc.com.br). Ele funciona como biblioteca virtual, no qual estarão disponíveis os materiais de edições deste e de outros congressos realizados. As inscrições podem ser efetuadas pelo site, além de consulta da programação completa e informações úteis sobre a localização e realização do evento.

O conteúdo do site pode ser acessado em multiplataformas, como tablets e smartphones, revelando um dos públicos-alvo do evento: os jovens. Além deles, o evento pretende atrair memorialistas, pesquisadores, estudantes e munícipes da região para participarem das atividades e das mesas de discussão, que incluem: ''Historiografia do Grande ABC'', ''Memória 2.0: Internet, Redes Sociais e Memória Regional'', ''História do uso da Água na Região'', ''Memória e Colecionismo'', ''Atuação dos Conselhos Municipais de Defesa de Patrimônio no ABC'', entre outros.

A programação do evento conta, ainda, com oficina especial sobre a memória patrimonial e histórica de Ribeirão Pires, que sedia pela segunda vez um Congresso de História – a primeira em 2000. Haverá, também, um grupo de discussão dedicado aos 25 anos de articulação do Consórcio na região. A mesa deverá contar com a participação de membros do Grupo de Trabalho História e Memória que discute, de forma integrada, a preservação da história documental da região.