Ribeirão Pires ganha reforço na Segurança Pública

Criado em 07/07/2015

Com o objetivo de aperfeiçoar a segurança pública, o município de Ribeirão Pires foi beneficiado com seis policiais militares e, em decorrência de movimentação interna, mais três Sargentos passam a compor o efetivo da Companhia. Em Ribeirão Pires, a Polícia Militar trabalha em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e com a Polícia Civil.

Segundo o artigo 144 que disciplina o policial militar a exercer função de polícia administrativa, diz que a PM é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo dos munícipes. Segundo o documento “às policias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil”.

Em maio deste ano, dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, mostraram que o município de Ribeirão Pires apresentou uma diminuição nos casos de homicídio, roubo e furto, em um comparativo entre abril de 2014 e abril de 2015. Em relação a roubo e furto de veículos, a queda pode também ser explicada pela fiscalização aos desmanches e outros pontos de comércios de acessórios, houve uma queda de -19,23%, passando de 26 para 21 casos no número de roubos, já os casos de furto teve uma diminuição de - 4,55% passando de 22 para 21 furtos na cidade.

Ribeirão Pires, entre os meses de janeiro e abril, apresentou 39 casos de roubo, com 47,30% de queda em relação ao ano anterior que apresentava no mesmo período 74 casos de roubo no município. Para a Secretaria de Segurança Pública, o resultado representa os esforços da organização em combate o crime. Dessa forma a cidade se destaca em segurança. No mesmo período, São Bernardo do Campo registrou mais de 700 casos, enquanto Mauá, mesmo em queda, atingiu um pico de 270 casos.

Dentre os principais investimentos na área da segurança, realizados pela Prefeitura, está a nova Base da Guarda Civil Municipal, no Centro Alto, inaugurada no mês de maio . Além da nova Base, a Secretaria de Segurança Pública da Estância também realizou um investimento de R$ 1,5 milhão no Sistema de Videomonitoramento. A instalação das bases e postes, que acomodam as câmeras, tiveram início também no mês de maio. Monitores, computadores e o provedor já foram instalados na Sala de Videomonitoramento.