Parque Milton Marinho de Morais será interditado para obras do Teleférico

Criado em 24/06/2015

Projeto prevê, no local, o Parque Temático Automotivo, além de restaurante, cinema tridimensional e outras atrações lúdicas voltadas a cultura e informação dos turistas

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires iniciará obras no Camping Parque Municipal Milton Marinho de Morais para o projeto do Teleférico. A interdição acontecerá no segundo semestre deste ano até o primeiro semestre de 2016. A previsão é que as obras durem 18 meses.

O Teleférico de Ribeirão Pires terá finalidade turística. O equipamento interligará o Complexo Ayrton Senna com o Mirante Santo Antônio e o Parque Milton Marinho de Moraes, com sistema de gôndolas, muito semelhante ao que foi instalado no Santuário Nacional de Aparecida do Norte.

No Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, os visitantes poderão conhecer o Parque Temático Automotivo, em que será retratada a história deste setor que legitimamente representa o verdadeiro DNA da região do Grande ABC. O local será composto por um Museu do Carro, restaurante, cinema tridimensional e outras atrações lúdicas que proporcionarão diversão, cultura e informação tanto aos turistas como para a visitação de alunos da rede pública como um parque científico.

Outra potencialidade deste projeto é a conexão com o turismo náutico, pois à partir deste parque temático será instalado pier que conectará os visitantes por barco com um Templo Messiânico, chamado Torre de Miroku, que é a única reprodução em tamanho natural fora do oriente de um monumento localizado em Nara (Japão), além de interligar os demais parques e equipamentos náuticos do Grande ABC, como o Parque Estoril de São Bernardo do Campo.

A estação intermediária no Mirante Santo Antônio, além de proporcionar a vista deslumbrante de 270 graus de toda a cidade, inclusive da Represa Billings ao longe, interligará atrações como a exposição de arte sacra na escadaria do morro – que retratará as 15 estações da Via Crucix, arte elaborada em cerâmica por artista da cidade. Outra novidade é a construção, integrada à estação Santo Antonio, de um Café Panorâmico estilizado, com vistas para a represa e o restante da cidade, onde os visitantes poderão apreciar a paisagem saboreando gastronomia diferenciada.

O Teleférico será mais um elemento turístico a somar aos demais já existentes na cidade: as capelas Santo Antônio e Pilar, a Pedra do Elefante, o Mirante São José, os parques Pérola da Serra e Milton de Moraes, as diversas trilhas, a represa e a Vila do Doce, que receberão ainda mais destaque com esse novo atrativo.

O novo elemento turístico se destaca em avanço tecnológico, segurança e impacto nulo ao meio ambiente. Com design e estilo inovador, serão usadas cabines de transporte que comportam até seis pessoas. O prefeito Saulo Benevides (PMDB) analisou parte do projeto, além de conversar sobre definição de estilo e arquitetura. "É um projeto ambicioso na área do Turismo e exige ousadia, mas de forma direcionada e bem planejada", afirmou.