Alunos de Ribeirão Pires discutem Direitos da Criança e do Adolescente

Criado em 24/06/2015

Turmas da Escola Estadual João Roncon participaram nesta quarta-feira (24) de conversa com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e com membros do Conselho Tutelar

Os alunos da Escola Estadual João Roncon participaram nesta quarta-feira (24) de uma roda de conversa sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. Em pauta, as propostas discutidas durante a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no dia 30 de abril, onde foram elaboradas estratégias e ações de trabalho para fortalecimento do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e também do Conselho Tutelar.

O foco desse trabalho é ampliar a participação da sociedade civil junto às causas ligadas às crianças e adolescentes do município, incluindo os próprios jovens nas discussões. A proposta foi bem aceita e os alunos solicitaram participar de mais reuniões para discussão do tema, bem como estarem presentes nas próximas conferências municipais.

“O importante é que, cada vez mais, haja promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e do adolescente. É necessário que o controle social da efetivação dos direitos e gestão da política voltada para esse público sejam considerados neste processo”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, presente durante o encontro ao lado dos representantes do Conselho Tutelar.

Durante a 9ª Conferência, estiveram presentes representantes de escolas e entidades que dão atendimento a esse público, além de membros do Conselho Tutelar e da sociedade civil. O encontro teve como tema "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente".