Prefeitura realiza reforma no Hospital São Lucas

Criado em 17/06/2015

Internações serão encaminhadas aos hospitais referências da região da rede

O Hospital e Maternidade São Lucas, em Ribeirão Pires, passará por reforma os setores clínica médica e pediatria, observação e emergência. Os pacientes atendidos no hospital são encaminhados pelo UPA e serão transferidos para outros hospitais de referência da rede, conforme protocolo.

Segundo o secretário de Saúde, José Carlos de Jesus da Silva, o hospital realiza cerca de 15 internações por semana . “É importante deixar claro que o São Lucas é uma extensão do UPA. O paciente passa pelo atendimento e é encaminhado, quando necessário para o São Lucas. Neste caso, no período da reforma nós faremos o remanejamento para os hospitais da região. Os pacientes não ficarão sem atendimento”, explica.

De acordo com o secretário, as obras não atrapalharão o funcionamento da Maternidade, já que os departamentos são separados. Os serviços de clínica médica e observação da maternidade não serão interrompidos. “O projeto foi devidamente planejado no sentido de não comprometer a assistência às pacientes da instituição de saúde”, afirmou.

Entre os serviços, o prédio receberá novas instalações elétricas e hidráulicas. Além disso, receberá melhorias na estrutura e novo mobiliário como cama, mesas e equipamentos de enfermagem como suporte de soro.

“Quando assumi a saúde estava um caos. Tivemos que comprar até oxigênio de cidade vizinha. No ano passado adquirimos novas ambulâncias, totalizando oito unidades, sendo uma delas UTI, para transportes inter-hospitalares e de emergência”, disse o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

Os veículos foram comprados com recursos provenientes de emenda parlamentar estadual, na ordem de R$ 300 mil, e contrapartida de R$ 90 mil da Prefeitura, totalizando R$ 390 mil em investimentos.

As obras no Hospital São Lucas tem início esta semana e a previsão de conclusão é de quatro meses. Vale informar que a reforma é realizada com recursos próprios.

Maternidade

No início de 2015, foi entregue a modernização no Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade São Lucas. Foram realizados serviços de reparos no telhado para contenção de infiltrações, reparo em rachaduras nas paredes, pintura geral de toda a ala da maternidade, troca de todas as portas inclusive as portas do balcão dos corredores que dão acesso ao centro obstétrico e ao centro cirúrgico, e colocação de novas portas de vidro do Centro Obstétrico e no Centro Cirúrgico; instalação de bate-macas de fibra em todos os corredores; colocação de manta impermeável no centro cirúrgico, troca de todas as louças sanitárias; reforma da cuba para higienização dos bebês com instalação de novas torneiras, incluindo torneiras elétricas, reforma na parte elétrica como reparos em toda a rede, troca e adequação de lâmpadas, instalação de novos vidros para visitação dos bebês no berçário e reforma dos postos de enfermagem.

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura, também adquiriu duas novas Estações de Trabalho e aparelhos de anestesia utilizados em cesarianas. O investimento de R$ 75 mil ampliou a capacidade do hospital em realizar este tipo de parto para atender principalmente casos de emergência.