Assistência Social assina convênio com Centro de Apoio Mão Amiga

Criado em 10/06/2015

Serviço tem como objetivo potencializar atendimento de crianças e adolescentes, fortalecimento de vínculos familiares e serviços sociais no bairro Ouro Fino

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, firmou nesta terça-feira (9) convênio com o projeto Centro de Apoio – Mão Amiga. Localizado em Ouro Fino, o espaço tem a meta de atender 110 crianças e adolescentes para a realização de cursos, oficinas e atividades artísticas, esportivas e culturais.

A ONG (Organização Não Governamental) Mão Amiga é originária de São Bernardo do Campo e está há nove anos na ativa, gerida pela Abasc (Associação Brasileira de Ação Social Cristã). São realizados trabalhos de inclusão com crianças e adolescentes, por meio de artesanato, teatro, leitura de livros, projetos relacionados ao meio ambiente, entre outros.

Responsável pelo projeto e presidente da Abasc, Veranilda Guimarães explicou como será o procedimento de trabalho na Estância. “A partir das informações disponibilizadas pelo órgão gestor através do minucioso trabalho realizado pelo Serviço de Vigilância Sócio Assistencial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, obtivemos dados que confirmavam a realidade que a entidade vivenciava no território. A partir dessas informações, nos propomos a prestar atendimento para crianças e adolescentes e suas famílias nos bairros Jardim Aymoré e adjacências abrangidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ouro Fino, através da busca ativa, espontânea, por encaminhamento das redes de garantia de direitos, para desenvolvimento de ações socioassistenciais e socioeducativas, em período de contra turno escolar de forma gratuita, visando o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais”, disse.

Para o prefeito Saulo Benevides, o convênio será de grande valia ao município. “Queremos potencializar o atendimento de crianças e adolescentes, preparando-os para uma vida independente na sociedade. Estamos trabalhando para fortalecer nosso futuro e isso começa com os jovens através de atividades assistenciais e educativas”, afirmou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, acredita que o trabalho atuante em diversas frentes para contemplar grupos específicos são eficazes para alcançar os objetivos. “Queremos garantir às famílias e indivíduos a saída de grupos de vulnerabilidade social, por meio de programas de qualificação profissional, auxílio na estruturação familiar e geração de emprego e renda”, explica Sonia Garcia.

O encontro que marcou a assinatura do termo de convênio contou com a presença do prefeito Saulo Benevides, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, da mentora do projeto, a pastora Veranilda Guimarães, acompanhada de duas assistentes sociais atuantes no Centro, Maria Helena Fernandes e Priscila Nunes, além de dois pastores norte americanos vindos especialmente a Ribeirão Pires para conhecer a estrutura socioassistencial do município, Tracy D. Caldwell, da New Piney Grove Baptist Church, e Willy J. Caldwell Junior, da Abiezer Baptist Church.