Prefeitura promove curso de Atendimento Pré Hospitalar para socorristas


Criado em 14/08/2013

Equipes da Secretaria de Saúde e Higiene participarão de treinamento para atualização do atendimento prestado pela rede municipal

A Prefeitura de Ribeirão Pires investe permanentemente na qualificação dos serviços prestados aos moradores. Nos próximos dias 17, 18, 24 e 25, equipes de socorristas da Secretaria de Saúde e Higiene irão participar de curso de Atendimento Pré Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (Basic Life Support - BLS). Em duas etapas, 50 profissionais de enfermagem e motoristas irão assistir treinamento teórico e participar de aula prática. O curso tem 16 horas de duração.

Durante o treinamento, as equipes de socorristas da Prefeitura receberão orientações sobre casos comuns atendidos em urgência e emergência, como infarto agudo, envenenamento por animais peçonhentos, crises convulsivas, trabalho de parto, entre outros. "O objetivo é garantir que esses profissionais reconheçam situação de emergência, sua gravidade e prestar os cuidados imediatos necessários ao atendimento do paciente. Além disso, valoriza nossas equipes, que é uma das diretrizes desta gestão", explicou o secretário de Governo de Ribeirão Pires, que responde interinamente pela Secretaria de Saúde e Higiene, Koiti Takaki.

Além da teoria, exposta em vídeos e slides e em apostila didática com o conteúdo apresentado, os profissionais irão participar de simulações de atendimento, para colocar em prática o conhecimento adquirido. Todos os profissionais irão receber certificado de conclusão do curso.

O curso abordará ainda temas como aspectos éticos e legais do socorro, noções de anatomia e fisiologia, prevenção e socorro em ataque cardíaco, biossegurança (equipamentos de proteção individual), fases do socorro, queimaduras, fraturas, hemorragias, desmaios, técnicas de imobilização, entre outros. (14/08/2013)