Escolas municipais participam da Feira do Meio Ambiente em Ribeirão Pires

Criado em 08/06/2015

Evento reúne projetos de alunos da rede municipal de ensino, em trabalho realizado em parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente

Na próxima quarta-feira (10) e quinta-feira (11), a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia (SEIT), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) realiza a Feira Municipal de Meio Ambiente. O evento também acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu no dia 5 de junho.

O evento é aberto ao público e acontece das 9h às 17h, na Tenda Multicultural, no Complexo Ayrton Senna, Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 - Jardim Itacolomy.

No evento, serão apresentados projetos realizados pelos alunos das trinta e três escolas da rede municipal de ensino. Serão expostos trabalhos com temas sobre Meio Ambiente preservado; poluição dos rios; representação de resíduos de fábrica poluentes; aglomeração; reutilização da água, reciclagem; lixo orgânico (compostagem); alimentos urbanos industrializados, pirâmide alimentar, sucos naturais, alimentos a base de casca, hortaliças. Haverá também de stands da APRAESPI, Defesa Civil e teatro de fantoches da Turminha da Guarda Municipal, apresentado pela equipe da GCM.

De acordo com o setor de Coordenação Pedagógica da SEIT, o trabalho de Educação Ambiental nas escolas está sendo pautado no objetivo de construir relações de mudanças de comportamentos, de discussão e construção de formas de pensar e agir na relação com a natureza.

“A Feira de Meio Ambiente tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a classe estudantil e sociedade, no sentido de preservar o patrimônio ambiental”, explica a vice-prefeita e secretária de Educação, Leonice Moura. “Temos dentro das unidades escolares uma programação extensa para mobilizar os alunos, que representam o futuro do nosso planeta”, conclui.

Ações do Meio Ambiente

A Estância Turística de Ribeirão Pires é uma área 100% manancial, e para garantir sua identidade a Secretaria do Meio Ambiente tem investido em diversas ações e atividades no município.

Em fevereiro, Ribeirão Pires comemorou no dia 27, o Dia Estadual do Plantio de Árvore Nativa, em parceria com a Secretaria da Educação, Inclusão e Tecnologia (SEIT), foi realizado o plantio de oito mudas de Ipê (espécie do gênero Tabebuia) na Escola Municipal Fiorindo Roncon.

No dia 01 de março, os alunos da Escola Municipal Lavínia de Figueiredo Arnoni visitaram o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes em comemoração ao Dia do Turismo Ecológico. Já no dia 28, foram realizadas a Caminhada das Águas em Ribeirão Pires e o SustentABC com todos os municípios da região.

Em abril, mês de comemoração ao Dia do Planeta Terra, a turma do 5º semestre de pedagogia da Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP/ UNIESP) organizou uma feira com atividades e palestras sobre o meio ambiente, envolvendo alunos da Escola Municipal Profº Antonio Lacerda Bacellar. No mesmo mês, foi realizada uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água Guararás.

No dia 27 de maio, a SEMA realizou o plantio de uma árvore de cambuci, durante o Festival do Cambuci em comemoração ao dia da Mata Atlântica.