Mais de 38 milhões de litros de água foram economizados em Ribeirão Pires

Criado em 26/05/2015

Munícipes economizaram 38.131 mil m³ de água entre os meses de janeiro e fevereiro

De acordo com a SABESP, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015 o município de Ribeirão Pires registrou queda de 38,131 mil de água em relação ao ano anterior.

Após o abalo da crise hídrica, os munícipes se conscientizaram ainda mais em relação ao uso excessivo de água e buscaram novas formas de economia. Um dos recursos alternativos encontrado pela maioria dos moradores foi principalmente o armazenamento de águas pluviais em baldes, caixas d’água e piscinas plásticas.

"Além das ações com os munícipes, estamos trabalhando com a Turminha da Guarda e Equipe de Educação Ambiental nas escolas, levando projetos de captação para reaproveitamento e economia da água", segundo o Secretário de Meio Ambiente, Gerson Goulart, lembrando que a preocupação com a crise afeta a todos.

Tendo em vista a crise e as campanhas de economia, a Secretaria de Meio Ambiente obteve uma nova conquista, a deliberação para apresentação de mais um projeto de economia para a FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) que custeará o projeto, caso seja aprovado. Trata-se da proposta de captação de águas em prédios públicos, com objetivo de redução no desperdício de água, iniciando pelo Paço Municipal.

A Secretaria de Meio Ambiente agradece a colaboração de todos os munícipes pelo empenho e reconhece que ainda é necessária toda e qualquer ação para a economia e reafirma os cuidados em relação ao armazenamento da água de reuso. O uso da água das chuvas é indicado apenas para limpeza doméstica, descargas ou até mesmo para aguar plantas e jardins, mas jamais deverá ser aproveitado para consumo humano.

Há necessidade de tratamento correto da água, inclusive para evitar casos de dengue. Ao acumular água para a reutilização, é necessário que os recipientes estejam devidamente tampados ou que seja feita a cloração de acordo com a tabela abaixo:

Volume de água

20 litros

10 litros

Cuidados de armazenamento

A falta de água que alguns estados do Brasil enfrentam tem acarretado diversos riscos em razão do armazenamento, resultado da busca principalmente dos moradores em encontrar medidas e recursos alternativos para não faltar água na residência do munícipe. Uma das alternativas usadas pelos moradores é principalmente o armazenamento de águas de reuso. Porém é necessário fervê-la ou adicionar uma quantidade de cloro antes de usá-la.

- Para cada um litro de água – duas colheres de sopa de sal grosso ou dois copos de cloro ativo a 10%.

- Para cada 500ml de água – um copo de 250ml de cloro ativo a 10%.