Prazo para preenchimento de Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social termina em julho


Criado em 19/05/2015

Ribeirão Pires passa por atualização e convida as entidades sociais da cidade a participarem.

O Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) é o registro que reúne informações sobre os serviços socioassistenciais prestados em todo o país. Entidades que queiram atualizar dados ou se cadastrar devem realizar registro até julho.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Pires está convidando as entidades do município a garantir este cadastro atualizado. A secretária da pasta, Sonia Garcia, alerta para o prazo. “Temos até o dia 31 de julho para o preenchimento, mas não deixar para a última hora é essencial”, afirmou Sonia.

As visitas técnicas são fundamentais para o preenchimento do CNEAS. A partir da visita, às unidades privadas de prestação de ofertas socioassistenciais, os gestores municipais e do Distrito Federal terão subsídios para prosseguir na alimentação do cadastro.

Esta é a quarta etapa do Programa de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que aprimora a rede e tem como prazo do dia 1° de janeiro de 2015 a 31 de julho de 2015.

De acordo com a Resolução n°14 de 15 de maio de 2014, tem como definir os parâmetros nacionais de inscrições. Durante reunião, a assessora técnica da coordenação-geral de Acompanhamentos da Rede Socioassistencial Privada do SUAS, Mirian Queiroz Lima, falou sobre o cadastro. "Nesse momento, queremos mobilizar os gestores. O CNEAS é uma ótima ferramenta para a Assistência Social, para que os gestores conheçam sua rede, organizem seus serviços e ampliem a cobertura de oferta", explicou a assessora.

Com o objetivo de obter o maior número possível de entidades cadastradas, o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) oferece um incentivo financeiro para auxiliar no pagamento de despesas com visitas às entidades e na inserção de informações no sistema. Nesta etapa, será pago o valor de cinquenta reais, por cadastro preenchido, salvo e concluído no CNEAS.