Alunos visitam empresa de ônibus da cidade

Criado em 18/05/2015

Ação faz parte de projeto desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Trânsito chamado “Aprender a ser passageiro” e acontece durante a campanha Maio Amarelo

Em parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), e da Empresa Rigras de Transporte, alunos da Escola Municipal Herbert José de Sousa estão tendo a chance de conhecer como funciona uma empresa de ônibus. Em visitas que acontecem às sextas-feiras, desde a última semana, cerca de 50 alunos, com idade entre quatro e seis anos, aprendem sobre o papel enquanto pedestres e o funcionamento do transporte público municipal.

O trabalho faz parte do projeto “Aprender a ser passageiro” e acontece durante a Campanha Maio Amarelo, movimento que traz a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seguindo o objetivo da campanha, durante todo o mês a STT estará trabalhando a conscientização de boas práticas em relação ao pedestre e o condutor com ações voltadas, principalmente, para as crianças. O objetivo é transformá-los em multiplicadores do conhecimento e, com isso, atingir toda a família.

Durante a visita a Rigras, os alunos puderam conhecer o funcionamento do ônibus e da empresa, ver o veículo por baixo e participar de uma sessão de lavagem. A psicóloga organizacional da empresa, Tâmara Mazzaron, organizou as atividades para receber as crianças. “Nossa intenção é estimular a cidadania. Sabemos que plantando essa semana vamos colher frutos no futuro. É nisso que acreditamos”, afirmou.

Para Breno Lima Pereira, de cinco anos, o passeio foi uma experiência que ele nunca mais vai esquecer. “O que eu mais gostei foi de ver o ônibus por baixo e de passar onde ele toma banho”, afirmou o aluno.

Maio Amarelo

Em Ribeirão Pires, a campanha acontece na Escola Municipal Herbert José de Souza com cerca de 300 alunos do berçário ao jardim II. Durante as quatro semanas de atuação na unidade, a Secretaria de Transporte e Trânsito levará teatro de fantoches, jogos lúdicos, mini circuito, peça teatral e visita a empresa de ônibus da cidade.

“Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o ‘Maio Amarelo’ estimula o desenvolvimento de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro dos deslocamentos diários no trânsito”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Até o final deste mês, ocorrerão outras atividades condizentes com a faixa etária, respeitando o limite de aprendizagem de cada turma atendida.