IV Conferência Municipal da Defesa dos Direitos a Pessoa com Deficiência em Ribeirão Pires

Criado em 14/05/2015

Evento acontecerá no próximo dia 23 e abre espaço para discussões sobre políticas públicas e prática do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A IV Conferência Municipal da Defesa dos Direitos a Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires acontecerá no próximo dia 23 de maio, das 8h às 16h, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, localizada na Rua 1° de Maio, 170, Jardim Itacolomy. O evento discute ações de políticas públicas que beneficiem a pessoa com deficiência.

Nas edições anteriores, temas como direito a cidadania, afirmação de valores da solidariedade social e estratégias de controle para o alcance dos objetivos foram as temáticas discutidas. Em 2015, a temática abordada será “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: A transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. A conferência acontece em debate com três eixos a serem discutidos: identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; órgãos gestores e de instâncias de participação social; e interação entre os poderes federados.

"A questão da deficiência deve perpassar, impregnar e atravessar as demais políticas e ações a fim de garantir igualdade de oportunidades e inclusão verdadeira em todos os campos da vida. Trata-se, pois, de enxergar o cidadão e cidadã com deficiência como 'sujeito de direitos' e não como 'objeto de atuação' de cada uma das políticas", afirmou a Secretária de Políticas Comunitária e Institucional, Jéssica Palacio de Lucas Volga.

Um dos desafios que a IV Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência se propõe é debater a inclusão deste público e estimular a prática do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.