Ribeirão Pires realiza expansão de iluminação pública

Criado em 11/05/2015

Ruas do Parque Aliança e Jardim Serrano serão atendidas

A Prefeitura Municipal avança nas ações, obras e serviços de expansão, melhoria e manutenção do sistema de Iluminação Pública da Estância Turística. Essa semana, a Secretaria de Gestão e Planejamento Administrativo através da empresa Ribeirão Luz anunciou que está previsto para ser iniciado na segunda quinzena de maio a implantação de rede de iluminação no Parque Aliança e no Jardim Serrano. "Essa é uma obra fundamental para assegurar o bem-estar da população, melhor visual de nossa cidade, além de impactar positivamente para a segurança pública", refletiu o prefeito Saulo Benevides.

No bairro Parque Aliança, a rede de energia elétrica ganhará mais 29 pontos de iluminação pública atendendo todas as vias existentes no bairro. No Serrano a nova iluminação será na rua Juvaneide Rodrigues (antiga rua Projetada).

Vale informar que já foram instalados novos pontos de iluminação pública em Ouro Fino, na rua Marginal, Soma.

Desde que Prefeitura assumiu os serviços em janeiro, foram recuperadas 1.800 pontos escuros na cidade em bairros como Santa Luzia, Barro Branco e Vila Suissa. As lâmpadas estavam queimadas.

Ribeirão Luz

Conforme determinou a Resolução 414/2010 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Prefeitura de Ribeirão Pires assumiu o serviço de iluminação de vias públicas, desde 1º de janeiro, através da empresa "Ribeirão Luz", fruto do Consórcio Consladel Jaw. Pela resolução, os municípios foram obrigados a assumir a gestão do sistema de iluminação até a data de dia 31 de dezembro de 2014. Após esta data, a AES Eletropaulo não mais executou os serviços referentes, inclusive já disponibilizando efetivos e terceirizados.

Além de fazer o serviço de manutenção, troca de lâmpadas queimadas, aparelhos com defeito (relés fotoelétricos), quebra de luminárias, ligação, religação e ampliação da rede pública, o município ficou responsável pela iluminação em ruas, avenidas, trevos, vielas, parques, praças, passarelas, monumentos, fontes, estradas municipais, estradas estaduais que norteiam o município, abrigos de ônibus e edifícios próprios públicos. Ribeirão Pires tem, aproximadamente, 14.200 pontos de iluminação pública.

Vale informar que todo problema identificado dentro das residências e empresas continua sendo de responsabilidade da Eletropaulo, como são os casos de falta ou oscilação de energia, que podem prejudicar o funcionamento dos eletrodomésticos. A empresa "Ribeirão Luz" deve ser acionada apenas quando as queixas forem sobre a iluminação das vias públicas.

"Por determinação federal, nos planejamos e antecipamos para atender a resolução da Anatel e assumimos os serviços, o que não ocorreu com aproximadamente 200 municípios paulistas", afirmou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

A empresa está instalada na Rua Pedro Rípoli, 2231 B, Barro Branco, com pátio para os veículos operacionais, depósito de mercadorias e área de descarte dos materiais recolhidos com defeitos nas operações, atendendo normas ambientais, além dos escritórios da empresa.